A construção da Identidade, o comércio do eu no universo publicitário e modos de relacionamento social hipermodernos

Autores/as

  • Maria Cláudia Tardin Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.340

Palabras clave:

identidade, publicidade, sociedade, hipermodernidade

Resumen

Este trabalho objetiva assinalar as pressões sociais e os valores culturais que participam do processo de construção das identidades brasileiras na sociedade hipermoderna das grandes cidades por meio da análise de um representante dela, que é o universo publicitário. Irei descrever alguns dos resultados encontrados em minha tese de doutorado (2007) em que, ao analisar as estratégias emocionais de persuasão publicitá­rias mais utilizadas nas revistas de maior circulação do país, levantei os conteúdos ideológicos empregados nesses anúncios e, neste momento quero refletir sobre os possíveis modos de convivência social promovi­dos pelas identidades que são ressaltadas.
Os meios de comunicação social são fonte de influência e manutenção de modos de viver, logo representam material rico de reflexão para se compreender os impasses dos relacionamentos sociais contemporâneos.

Biografía del autor/a

Maria Cláudia Tardin Pinheiro

Doutora em Psicologia (UERJ), Mestre em Psicologia (UFRJ), psicóloga (UERJ), professora universitária (ESPM e Faculdade Moraes Júnior - Mackenzie Rio) e de pós-graduação (ESPM), orientadora profissional (ESPM), coordenadora de atividades complementares da Faculdade Moraes Júnior - Mackenzie Rio, consultora em gestão de pessoas.

Publicado

2010-03-09

Cómo citar

Pinheiro, M. C. T. (2010). A construção da Identidade, o comércio do eu no universo publicitário e modos de relacionamento social hipermodernos. Logos, 16(2), 80–94. https://doi.org/10.12957/logos.2009.340