Reverberações do cânone valorativo na crítica musical: experiências com Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band em 1967 e 2017

Authors

  • Jorge Cardoso Filho
  • Celina Adriana Brandão Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62605

Keywords:

Crítica Musical, Experiência, Rock

Abstract

O presente artigo analisa como funcionam os processos de avaliação da crítica musical em função de um distanciamento estético-temporal, seus modos de construir ou reverberar valores de obras artísticas e/ou objetos culturais. Assim, nos debruçamos sobre críticas musicais do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, da banda The Beatles, produzidas em 1967 e 2017. O disco é considerado icônico tanto para a cultura pop quanto para o gênero rock, de modo que interpretamos as transformações nos valores culturais associados à obra e demonstramos as marcas estéticas que emergem na relação com o álbum, originalmente lançado em 1967.

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Author Biographies

Jorge Cardoso Filho

Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e um dos líderes do Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA). Atua no Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. 

Celina Adriana Brandão Pereira

Mestre em comunicação pelo programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Published

2022-02-22

How to Cite

CARDOSO FILHO, Jorge; PEREIRA, Celina Adriana Brandão. Reverberações do cânone valorativo na crítica musical: experiências com Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band em 1967 e 2017. Logos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 194, 2022. DOI: 10.12957/logos.2021.62605. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/62605. Acesso em: 8 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê 'Espessuras Temporais da Comunicação: transformações, resistências, arcaísmos, lutas'