A natureza do belo entre Platão e Hípias: a “aporia” do sujeito
Keywords:
Estética, Objeto, Belo.Abstract
O sofista Hípias encontra-se em Atenas onde deverá ler extratos de seu discurso, logos, sobre as ocupações que levariam o jovem ateniense a gozar de um belo renome e da virtude necessária ao exercício pleno da cidadania. De fato, encontramos no diálogo platônico, no Hípias Maior, um dos primeiros exercícios dialéticos sobre o tema estético por excelência, a saber: a natureza do Belo. O que procuro nesse artigo é refletir sobre a oposição entre o critério de formação sofística e o projeto “pedagógico” que interessa à filosofia, no caso, platônica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
PINHEIRO, Paulo. A natureza do belo entre Platão e Hípias: a “aporia” do sujeito. Logos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 50–56, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14825. Acesso em: 28 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.