Identidade política e discurso técnico: o mito de Prometeu entre Protágoras e Platão
Palavras-chave:
técnica, sofística, ProtágorasResumo
O homem, ao se apropriar da técnica doada por Prometeu, cria a pólis e a arte política. Se a política pode ser entendida como uma técnicade domínio da arte da guerra e da administraçãoda cidade, na versão do mito, de Protágoras, para ascender ao nível político é preciso o discurso. O artigo mostra que o que está em jogo, na sofística de Protágoras, é a capacidade de relação com o outro, com esses outros falantes ao extremo, capazes de produzir discursos e versões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PINHEIRO, Paulo. Identidade política e discurso técnico: o mito de Prometeu entre Protágoras e Platão. Logos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 29–37, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14656. Acesso em: 28 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.