Encontro de Jongueiros: um projeto de extensão da UFF e seus desdobramentos
Palavras-chave:
Jongo, Cultura, ExtensãoResumo
Este trabalho se dispõe a relatar a experiência do Projeto Rede de Memória do Jongo e do Caxambu. É desafio e compromisso deste projeto gerar espaços e tempos para a troca de experiências e saberes entre jovens e velhos das comunidades jongueiras, a reflexão sobre a cultura do Jongo e o desenvolvimento local comunitário.
Encontros e organização das comunidades jongueiras em Rede resultaram na solicitação do registro do Jongo como patrimônio imaterial da cultura brasileira.
Os Encontros de Jongueiros deram visibilidade ao Jongo na região Sudeste e permitiram que os jongueiros se reunissem para a troca de saberes, experiências e para a discussão de seus problemas e necessidades. A Rede de Memória do Jongo e do Caxambu facilitou e fortaleceu a organização das comunidades jongueiras e agregou professores, pesquisadores, ONGs, universidade e demais instituições parceiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.