Reflexões sobre a educação continuada de professores: missão a ser definida pela universidade
Palavras-chave:
educação, educação continuada, formação docente.Resumo
Este artigo aborda a formação continuadade professores, apresentandoacomo um desafio a ser enfrentadopela universidade. Sua relevância nãodecorre apenas de insuficiências naformação inicial, mas é oriunda da aceleradamodernização da Educação.Aponta três fases recentes da formaçãocontinuada. Do simples treinamento,evoluiu para o desenvolvimentoda competência técnica e do compromissopolítico e hoje busca-se aformação do professor-pesquisador,reflexivo e crítico A título de conceito,acreditamos que a formação continuadaé decorrente da construção, desdea formação inicial, de umaabrangente competência -- a de bus-, car constantemente a atualização e oaprendizado. O texto discute, ainda,aspectos do trabalho, daprofissionalização e dos projetos de; educação continuada de professores.Sem propor conteúdos mínimos, afirmamosa necessidade de uma mudançade paradigma: que a Universidade, deixe de tratar as licenciaturas comouma espécie de ônus que é necessáriocumprir para manter as atividades de. pesquisa e estabeleça uma real atribuiçãode valor à formação de professores.Delineia, ao final, as bases inici-: ais de uma proposta de formação continuadade docentes que envolva ostrês domínios considerados fundamentaispara o alcance de uma "qualidadeintegral" pela instituição. educativa: sóciocultural, institucionalorganizativoe didático-pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Reflexões sobre a educação continuada de professores: missão a ser definida pela universidade. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 3, p. 15, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18666. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.