A Importância da Interdisciplinaridade no Ensino no Nível Médio Técnico: a Integração das Disciplinas Filosofia, Literatura e Tecnologia da Confecção Industrial para Construção de um Conhecimento Significativo
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.15914Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Lixo Eletrônico, Teoria, Prática.Resumo
O presente trabalho pretende apontar as vantagens de trabalhar de forma integrada nos cursos de nível Médio Técnico Integrado, cuja experiência é oriunda de projeto de extensão interdisciplinar desenvolvido no Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Piripiri. A atividade proposta pelas disciplinas Filosofia, Literatura e Tecnologia da Confecção Industrial contempla teoria e prática e torna a aprendizagem dos alunos mais eficiente, trazendo inúmeros benefícios para assimilação dos conteúdos principalmente em disciplinas de natureza teórica, como é o caso da Filosofia e Literatura e que podem se aliar de forma interdisciplinar à prática da Confecção Industrial. O objetivo principal é discutir a temática da reciclagem do lixo eletrônico abordado sob estes enfoques. Para tanto, as professoras de Literatura e Filosofia propuseram discussões sobre este tema em sala de aula, o qual fora trabalhado de forma concomitante pela docente de Tecnologia da Confecção Industrial junto aos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio de Vestuário. Ao final, o assunto foi discutido de modo integralizado em evento realizado no próprio Campus do IFPI com apresentação de confecções nas quais foram utilizadas peças de materiais eletrônicos, estimulando, assim, a reflexão dos discentes sobre um tema bastante atual e pertinente em suas vidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-02-09
Como Citar
LIMA, Jorgelene de Sousa; DAMASCENO, Márcia Marques; DE LIMA, Teresa Cristina Alves. A Importância da Interdisciplinaridade no Ensino no Nível Médio Técnico: a Integração das Disciplinas Filosofia, Literatura e Tecnologia da Confecção Industrial para Construção de um Conhecimento Significativo. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 22, p. 95–111, 2017. DOI: 10.12957/interag.2016.15914. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15914. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.