Extensão universitária: lugar de encontro entre a educação e as diversidades
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2015.15508Palavras-chave:
Educação, Extensão, Diversidades.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2015.15508
O Projeto de Extensão “Rodas de Culturas” nasceu do Intercâmbio Científico Cultural entre a Universidade dos Estudos de Verona/Itália, a Universidade Estadual do Piauí - UESPI e a Universidade Federal do Piauí. É um espaço de produção de práticas e saberes que se concretizam na relação entre a universidade e a Associação de Produção “Mulheres Perseverantes, da comunidade Parque Eliane. Tem como objetivo geral promover a troca de saberes, através da organização do espaço “Rodas de Culturas”, possibilitando discussão, reflexões e produção de conhecimentos sobre a cultura, as relações de gênero, geracionais, étnica e ambiental. Tem como metodologia de trabalho a educação popular e a Pedagogia Feminista e propõe a discussão de temáticas relacionadas à educação e às diversidades, com especificidade para as questões de gênero. Assim, a extensão universitária possibilita o encontro entre a educação e a diversidade, tornando-se um espaço de construção de saberes com base em princípios que conduzem alunos/as, professores/as e a comunidade à emancipação. Esses estudos foram fundamentados em Libâneo, Louro, Sardenberg, Gohn, Paulo Freire, Melo Neto, dentre outros. Desse modo, este projeto proporcionou a construção de práticas educativas que favorecem o desenvolvimento de novas posturas diante do contexto das diversidades. Contribui, também, com a discussão dessa temática trazendo à “Roda de Culturas” vivências e convivências que permitem o questionamento das atuais práticas sociais e educativas, assim como, a reflexão sobre as relações de gênero, possibilitando a construção de relações mais justas e igualitárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.