Pioneirismo e Integração em Educação Ambiental
Palavras-chave:
educação, meio ambiente, pesquisa-açãoResumo
O Projeto de Educação Ambiental do Programade Despoluição da Baía deGuanabara (PEA/PDBG) envolve atividadesacadêmicas, comunitárias e tecnológicas.Pretende integrar a retórica acadêmica coma contextualização histórico-espacial do processode degradação ambiental, no intuitode recolocar alternativas em benefício daresponsabilidade de todos no equilíbriosistêmico local e universal e, nesse sentido,formar agentes' ambientais com consciênciaecológica, compromissados com o processode constituição da cidadania. Integrandosociedade, natureza e educação,busca construir espaços coletivos de sustentaçãoteórico-prática, capazes de contribuirpara formação de uma humanidadeético-solidária e harmônica com ó meionatural. Objetiva instrumentalizar profissionaisdo Curso de Pós-Graduação Lato Sensoem Educação para Gestão Ambiental, ministradona Faculdade de Educação da UE12.1,e nos Cursos de Capacitação para formaçãode agentes ambientais, desenvolvidosnos Núcleos de Referência em EducaçãoAmbiental municipais. Através de seinináriospara problernatização de temas-problema,disciplinas curriculares e oficinas paraplanejamento e operacionalização de conhecimentos,estas atividades pedagógicasvisam ao desenvolvimento de soluções, atravésde Planos de Ação, que envolvem comunidades.Com o desenvolvimento dessesplanos, os cursistas têm oportunidadede articular o conhecimento científico à realidadesocial, reintegrando e revitalizandoo que foi agredido e desestruturado aolongo dos séculosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira de. Pioneirismo e Integração em Educação Ambiental. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 2, p. 77, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18661. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.