Rodas de Leitura Literária (2019-2022): uma experiência na universidade.

Authors

  • Giovana Cerqueira Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-8753-7270
  • Claudia Fernandes de Amorim de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiza Barboza Braz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2024.76991

Keywords:

Rodas de Leitura, Projeto de Extensão, Literatura.

Abstract

A partir da história do tempo presente, propõe-se uma retrospectiva relacionada ao Projeto Rodas de Leitura Literária na EDU, considerando marcos importantes durante a trajetória, desde a sua criação. O surgimento de uma pandemia ocasionou uma adaptação dos eventos. Destaca-se a relevância do projeto Rodas de Leitura Literária a partir do público convidado, com vistas a apresentar os conhecimentos para além do que se passa nos livros, com relevância no processo. Assim, objetivou-se: 1) compreender o projeto em uma perspectiva histórica; 2) relembrar os encontros realizados e as adaptações necessárias nos contextos vividos; 3) descrever o perfil formativo dos convidados. Reafirmamos o caráter social das rodas e a importância da atuação do projeto dentro e fora dos muros da universidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giovana Cerqueira Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Giovana Cerqueira Lopes (responsável pela correspondência com a revista), giovanacerqueiralopes@gmail.com, (21) 99742-7632 – Graduada em Pedagogia pela UERJ (2021), ex-monitora na disciplina Fundamentos da Linguagem e Educação - UERJ (2019-2021) e integrante da equipe de organização do projeto Rodas de Leitura Literária na EDU/UERJ. Pós graduada em Planejamento, Gestão e Implementação da EAD (2021) e em Alfabetização, Letramento e Psicopedagogia Institucional (2021). Professora Substituta do CAp-UERJ (2023) e graduanda do curso de Letras (Português/Espanhol - UERJ).

Claudia Fernandes de Amorim de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cláudia Fernandes de Amorim de Oliveira, claudia.oli_18@yahoo.com.br, (21) 98876-9791 – Graduada em Odontologia pela UERJ (1992) e pós-graduada em Odontologia do Trabalho na ABOM (2011), graduanda do curso de Pedagogia (UERJ) e bolsista do projeto de extensão Rodas de Leitura Literária na EDU/UERJ.

Luiza Barboza Braz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Luiza Barboza Braz, luizabarboza5687@gmail.com, (21) 96910-5475 – Formada, no Ensino Médio, no curso normal de Formação de Professores (CEIAA, 2019), graduanda do curso de Pedagogia, bolsista do projeto de extensão Rodas de Leitura Literária na EDU/UERJ e diretora/fundadora do projeto social “Futuro UERJ”.

Published

2024-11-14

How to Cite

LOPES, Giovana Cerqueira; OLIVEIRA, Claudia Fernandes de Amorim de; BRAZ, Luiza Barboza. Rodas de Leitura Literária (2019-2022): uma experiência na universidade. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 37, 2024. DOI: 10.12957/interag.2024.76991. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/76991. Acesso em: 3 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS