Construção do saber: práticas para o ensino de microbiologia no ensino de ciências

Authors

  • Renata Alexandre Bianchi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2018.31272

Keywords:

Ressignificação de conceitos, Importância dos microrganismos, Educação Básica.

Abstract

A Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e sua importância na vida cotidiana. Este estudo teve como objetivo desenvolver um plano metodológico (teórico e prático) para contextualizar a Microbiologia na rotina dos estudantes e instrumentalizar professores de uma escola pública de Ensino Fundamental. A atividade foi realizada por integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em turmas do 7° ano do ensino fundamental em uma escola, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A proposta foi desenvolvida em quatro encontros de 3 horas aula cada, com atividades que envolviam conceitos gerais dos microrganismos (e.g. fungos, bactérias e vírus), tais como as vias de transmissão e profilaxia das doenças e práticas de higiene, além da importância destes nos alimentos e seus papéis ecossistêmicos. A assimilação do conteúdo foi mensurada por uma avaliação dinâmica realizada no início do projeto e por uma avaliação somativa, ao término deste. Dessa forma, percebeu-se que o desenvolvimento deste trabalho permitiu a desmistificação de preceitos, e o aprendizado científico de assuntos que permeiam a Microbiologia.

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Author Biography

Renata Alexandre Bianchi, Universidade Federal de Uberlândia

Discente da Universidade Federal de Uberlândia, integrante do Programa de Educação Tutorial que desenvolve pesquisas nos pilares de pesquisa, ensino e extensão. Atualmente vinculada ao Programa de Iniciação Científica.

Published

2018-10-10

How to Cite

BIANCHI, Renata Alexandre. Construção do saber: práticas para o ensino de microbiologia no ensino de ciências. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 25, p. 55–64, 2018. DOI: 10.12957/interag.2018.31272. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/31272. Acesso em: 3 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA