A Educação Ambiental como Instrumento de Sensibilização quanto aos Malefícios da Poluição Atmosférica

Authors

  • Claudia Ramos de Rainho
  • Francisco do Vale Chaves e Mello
  • Raphael de Mello Carpes
  • Claudia Alessandra Fortes Aiub
  • Israel Felzenszwalb

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2010.2573

Keywords:

Educação Ambiental, Poluição Atmosférica, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos

Abstract

A Educação Ambiental (EA) é um dos caminhos para a formação de pessoas capazes de lidar com problemas e conflitos socioambientais. A EA objetiva a conscientização da população quanto aos problemas causados à saúde humana e ao planeta. No presente trabalho enfocamos a problemática da poluição do ar atmosférico. Trabalhamos com alunos do Ensino Fundamental (EF) e do grupo Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Leonel de Moura Brizola. Os alunos do EF ouviram um conto e após foram desafiados a confeccionar cartazes sobre a problemática estabelecida. Os alunos do EJA atenderam a uma palestra abordando os malefícios causados pela poluição atmosférica seguida de um debate, que contou com a participação dos professores. Nossas observações sugerem que o tema apresentado foi compreendido. Os dois grupos foram capazes de apontar soluções para a diminuição da emissão de poluentes. Verificamos que os alunos do EF se destacaram quanto à participação. Sugerimos que trabalhos relacionados à EA devem focar aos interesses específicos dos educandos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-12-23

How to Cite

DE RAINHO, Claudia Ramos; CHAVES E MELLO, Francisco do Vale; CARPES, Raphael de Mello; AIUB, Claudia Alessandra Fortes; FELZENSZWALB, Israel. A Educação Ambiental como Instrumento de Sensibilização quanto aos Malefícios da Poluição Atmosférica. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 15, 2010. DOI: 10.12957/interag.2010.2573. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/2573. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA