A Educação Ambiental como Instrumento de Sensibilização quanto aos Malefícios da Poluição Atmosférica
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2010.2573Keywords:
Educação Ambiental, Poluição Atmosférica, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e AdultosAbstract
A Educação Ambiental (EA) é um dos caminhos para a formação de pessoas capazes de lidar com problemas e conflitos socioambientais. A EA objetiva a conscientização da população quanto aos problemas causados à saúde humana e ao planeta. No presente trabalho enfocamos a problemática da poluição do ar atmosférico. Trabalhamos com alunos do Ensino Fundamental (EF) e do grupo Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Leonel de Moura Brizola. Os alunos do EF ouviram um conto e após foram desafiados a confeccionar cartazes sobre a problemática estabelecida. Os alunos do EJA atenderam a uma palestra abordando os malefícios causados pela poluição atmosférica seguida de um debate, que contou com a participação dos professores. Nossas observações sugerem que o tema apresentado foi compreendido. Os dois grupos foram capazes de apontar soluções para a diminuição da emissão de poluentes. Verificamos que os alunos do EF se destacaram quanto à participação. Sugerimos que trabalhos relacionados à EA devem focar aos interesses específicos dos educandos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.