Reserva de Vagas: como deve se posicionar a Universidade?
Keywords:
reserva de vagas, ação afirmativa, universidade pública.Abstract
O objetivo do artigo é lançar novasluzes no espaço sombrio em que parece estar localizado o debate sobre as iniciativas do Governo do Estado do Rio de Janeiro de reserva de vagas nas Universidades estaduais. Minha abordagem privilegiará o impacto que amudança nos esquemas de seleção provocou na comunidade acadêmicae alguns aspectos sugeridos pelo conjunto dos argumentos contrários. Meu primeiro ponto de partida é que uma determinada concordância geral emrelação a uma política publica/social pode servir mais para o estudo das identidades e semelhanças (muitas vezes não percebidas) entre os sujeitos concordantes do que para o esclarecimentoa respeito do objeto sobreo qual se estabeleceu o acordo. O segundoinveste na crítica ao papel designado à educação, em especial ao ensino superior, na formação de elitesnas sociedades burguesas tardias.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
SOBREIRA, Henrique Garcia. Reserva de Vagas: como deve se posicionar a Universidade?. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 2, p. 7, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18650. Acesso em: 1 may. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.