Atenção nutricional a indivíduos com doença inflamatória intestinal: relato de uma experiência de educação e produção de conhecimento por meio da assistência à saúde.

Autores

  • Maria Eduarda Ribeiro José
  • Bruna Cadete Martins
  • Lívia Cristina Silva Rodrigues
  • Isabelle Cristine Lôpo dos Santos
  • Thaís da Silva Ferreira
  • Fabricia Junqueira das Neves

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2020.51080

Resumo

A doença inflamatória intestinal (DII) tem um grande impacto na qualidade de vida e a alimentação apresenta papel fundamental no desenvolvimento e tratamento da mesma. O atendimento nutricional pode então contribuir de forma significativa para qualidade de vida de indivíduos com DII, desde que contemple toda a complexidade que o indivíduo traz, incluindo a realidade em que está inserido. Foram realizadas consultas individuais nas quais foram abordados vários aspectos, por meio de um protocolo específico. A troca de saberes com os indivíduos possibilitou aos profissionais e alunos do ambulatório um melhor entendimento das peculiaridades da DII. A valorização da escuta do individuo aumentou a adesão ao tratamento, já que o mesmo participou da construção do conhecimento e foi sensibilizado para a importância das mudanças.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Ribeiro José, M. E., Cadete Martins, B., Cristina Silva Rodrigues, L., Cristine Lôpo dos Santos, I., da Silva Ferreira, T., & Junqueira das Neves, F. (2020). Atenção nutricional a indivíduos com doença inflamatória intestinal: relato de uma experiência de educação e produção de conhecimento por meio da assistência à saúde. Interagir: Pensando a extensão, (29), 63–76. https://doi.org/10.12957/interag.2020.51080

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA