Paratodos: Dança, Polifonia e Produção Partilhada do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.19373Palavras-chave:
dança, diversidade, estudos da deficiência, saúde mentalResumo
Este texto relata a contribuição, ao projeto Paratodos - ensino, pesquisa e extensão em Dança e Saúde/UFRJ, de minha participação no programa de pós-doutorado no Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, ligado ao Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Intitulado “Pedagogia Griô sob uma Perspectiva Polifônica: diálogo entre corpos e redes”, o objetivo do projeto de pesquisa consistiu em “desenvolver uma metodologia em que ator/bailarino/estudante/participante de extensão seja estimulado a criar enquanto uma pessoa autônoma”. O diálogo com a teoria da Polifonia de Bahktin, a Pedagogia Griô de Pacheco, e o conceito de Produção Partilhada do Conhecimento de Bairon enriqueceram nossa abordagem, em que a não exclusão, o acolhimento da diversidade e a ação extensionista ocupam papéis centrais. A criação da Performance Leonídia, pela Trupe DiVersos, consiste num desdobramento artístico dessa experiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.