Reserva de Vagas: como deve se posicionar a Universidade?
Palavras-chave:
reserva de vagas, ação afirmativa, universidade pública.Resumo
O objetivo do artigo é lançar novasluzes no espaço sombrio em que parece estar localizado o debate sobre as iniciativas do Governo do Estado do Rio de Janeiro de reserva de vagas nas Universidades estaduais. Minha abordagem privilegiará o impacto que amudança nos esquemas de seleção provocou na comunidade acadêmicae alguns aspectos sugeridos pelo conjunto dos argumentos contrários. Meu primeiro ponto de partida é que uma determinada concordância geral emrelação a uma política publica/social pode servir mais para o estudo das identidades e semelhanças (muitas vezes não percebidas) entre os sujeitos concordantes do que para o esclarecimentoa respeito do objeto sobreo qual se estabeleceu o acordo. O segundoinveste na crítica ao papel designado à educação, em especial ao ensino superior, na formação de elitesnas sociedades burguesas tardias.Downloads
Como Citar
Sobreira, H. G. (2016). Reserva de Vagas: como deve se posicionar a Universidade?. Interagir: Pensando a extensão, (2), 7. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/18650
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.