MiniCientistas: Formação de Futuros Cientistas no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2025.88952Resumo
O projeto de extensão denominado MiniCientistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tenta aumentar o entusiasmo pelas carreiras científicas. Os encontros abordam diferentes áreas do conhecimento, convidando professores dos diversos cursos do câmpus Zona Oeste para apresentarem suas pesquisas, áreas de atuação, impacto na sociedade e desafios futuros na área. Os alunos e seus responsáveis são recebidos em sala equipada com Datashow, computador, garrafa de água, café, suco de fruta e biscoitos. Vale ressaltar que muitos desses alunos são de regiões carentes da zona oeste. A coleta de dados por meio do preenchimento do formulário não apenas facilitou a organização e logística do projeto MiniCientistas, mas também proporcionou a compreensão da abrangência e distribuição geográfica do projeto. A diversidade de origens dos participantes enriquece a proposta, e também reforça o caráter inclusivo e disseminador do conhecimento proposto no projeto. Ao promover a igualdade de oportunidades entre meninos e meninas, bem como a inclusão de alunos de diversos contextos educacionais, o MiniCientista dissemina a ciência de forma abrangente. Espera-se que essa abordagem contribua significativamente para a formação de uma nova geração de cientistas diversificados, engajados e comprometidos com o avanço do conhecimento científico.
Palavras-chave: Divulgação científica; Educação científica infantil; Formação científica na zona oeste.
MiniScientists: Fostering Future Scientists in Elementary Education
Abstract
The extension project called MiniScientists at the State University of Rio de Janeiro aims to increase enthusiasm for scientific careers. The meetings covered different areas of knowledge, inviting professors from various courses from West Zone campus to present their research, areas of expertise, social impact, and future challenges in the field. Students and their guardians were welcomed in a room equipped with a data projector, computer, water bottles, coffee, fruit juice, and cookies. It is worth noticing that many of these students came from underprivileged regions in the west zone. Data collection through the completion of forms not only facilitated the organization and logistics of the MiniScientists project but also provided an understanding of the project's geographical scope and reach. The diversity of participant backgrounds not only enriched the proposal but also reinforced the inclusive and knowledge-disseminating character proposed by the project. By promoting equal opportunities for boys and girls, as well as the inclusion of students from diverse educational contexts, MiniScientists fulfill the mission of disseminating science comprehensively. This approach is expected to significantly contribute to the formation of a new generation of diverse, engaged, and scientists, committed with the advance of scientific knowledge.
Keywords: Science dissemination; Childhood science education; Scientific training in the west zone.
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