Itinerário da Construção da Rede Solidária de Projetos de Extensão na Zona Oeste, RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2025.88146Resumo
A extensão universitária democratiza o acesso ao conhecimento científico, promovendo inclusão e participação cidadã, além de fomentar o letramento político e o debate sobre as práticas democráticas e o direito à ciência. As Redes Sociais são arranjos dinâmicos de atores sociais que, organizados por interesses mútuos, constroem e compartilham conhecimento por meio de valores e princípios éticos, científicos, culturais e históricos entre os elos da rede. Este relato de experiência descreve a formação de uma Rede Solidária de Projetos de Extensão (RSPE) entre dez projetos com expertise em saúde e meio ambiente, que juntos compõem uma abordagem multidisciplinar para enfrentar questões no território da zona oeste do Rio de Janeiro. As ações da RSPE tiveram foco no incremento do capital cultural incorporado dos estudantes, para que, a partir da informação obtida, pudessem aprimorar habilidades cognitivas e sociais que permitissem estabelecer estilo de vida saudável compatível para aquisição/manutenção da saúde.
Palavras-chave: Redes Sociais, Capital Social, Projetos de Extensão.
Itinerary for the construction of the Solidarity Network of Extension Projects in the West Zone, RJ
University extension democratizes access to scientific knowledge, promoting inclusion and citizen participation, in addition to fostering political literacy and debate about democratic practices and the right to science. Social Networks are dynamic arrangements of social actors who, organized by mutual interests, build and share knowledge through ethical, scientific, cultural and historical values and principles between the links of the network. This experience report describes the formation of a Solidarity Network of Extension Projects (RSPE) among ten projects presented in the text with expertise in health and the environment, which together make up a multidisciplinary approach to face issues in the territory of the west zone of Rio de Janeiro. RSPE's actions focused on increasing the students' incorporated cultural capital, so that, based on the information obtained, they could improve cognitive and social skills that would allow them to establish a healthy lifestyle compatible with the acquisition/maintenance of health.
Keywords: Social Networks; Social Capital; Extension Projects.
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