About Formation in Social Psychology: For an Integrated Perspective Between Its Lines
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2025.88007Abstract
This paper reports on the research, monitoring and teaching experiences of a group of scholarship students from a Prodocência Project related to Social Psychology, funded by the Rio de Janeiro State University (UERJ). The project aims to integrate two strands of social psychology, one more sociological and the other more psychological, highlighting the advantages of this union, which enables a better understanding of society and cultures. At the same time, this text aims to highlight the activities carried out by the research group over the two years it has been active, mentioning how these tasks have been able to provide the development of skills that are essential for students aiming to enter academic life. Finally, we would like to emphasize the importance of research promotion actions in the scientific reality, as they can provide theoretical and methodological advances to the most varied fields of study.
Keywords: Prodocência; Social Psychology; Teaching.
Sobre a Formação em Psicologia Social: por uma Perspectiva Integrada entre suas Vertentes
O presente trabalho relata as experiências de pesquisa, monitoria e ensino vivenciadas por um grupo de estudantes bolsistas de um Projeto Prodocência relacionado à Psicologia Social, financiado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desse modo, salienta-se a proposta do projeto que almeja integrar duas vertentes da Psicologia Social, uma de cunho mais sociológico e outra com uma visão mais psicológica, ressaltando as vantagens dessa união que possibilita uma melhor compreensão da sociedade e das culturas. Ao mesmo tempo, este texto possui o objetivo de destacar as atividades realizadas pelo grupo de pesquisa ao longo dos dois anos de atuação, mencionando como essas tarefas puderam proporcionar o desenvolvimento de habilidades que são essenciais aos estudantes que visam entrar na vida acadêmica. Por fim, enfatiza-se a importância que as ações de fomento à pesquisa possuem na realidade científica, pois podem proporcionar avanços teórico-metodológicos aos mais variados campos de estudo.
Palavras-chave: Prodocência; Psicologia Social; Ensino.
Downloads
References
ABRIC, J. C. Les représentations sociales: aspects théoriques. In: ABRIC, J. C. (ed.) Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994. p. 11-35.
ALFANO, B.; GOMES, B.; CAETANO, G. Alvo de conservadores, aulas de filosofia e sociologia no ensino médio variam por estado. O Globo, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2023/11/28/alvo-de-conservadores-aulas-de-filosofia-e-sociologia-no-ensino-medio-variam-por-estado.ghtml. Acesso em: 26 fev. 2025.
AUGUSTINOS, M.; WALKER, I.; DONAGHUE, N. Social cognition: an integrated introduction. 2. ed. London: Sage, 2006.
BARGH, J. A. The cognitive monster: The case against the controllability of automatic stereotype effects. In: CHAIKEN, S.; TROPE, Y. (ed.). Dual-process theories in social psychology. New York: The Guilford Press, 1999. p. 361-382.
BLESS, H.; GREIFENEDER, R. General framework of social cognitive processing. In: GREIFENEDER, R.; BLESS, H.; FIEDLER, K. (org.). Social cognition: How individuals construct social reality. [S. l.]: Psychology Press. 2018. p. 16-36.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 de agosto de 2024.
CABECINHAS, R. Representações sociais, relações intergrupais e cognição social. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 28, p. 125-137, 2004.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em psicologia, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
DOISE, W. Les représentation sociales. In: GHIGLIONE, R.; BONNET, C.; RICHARD, J. F. Traté de psychologie cognitive. Paris: Dunod, 1990. p. 111-174.
FISKE, S. T.; TAYLOR, S. E. Social cognition: From brains to culture. 4. ed. [S. l.]: Sage, 2021.
FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
HAMILTON, D. L. Social cognition: an introductory overview. In: HAMILTON, D. L. (org.). Social cognition: key reading in social psychology. New York: Psychology Press, 2005. p. 1-26.
IBAÑEZ, T. Representaciones Sociales, Teoria y Método. In: IBAÑEZ, T. Ideologia de la vida cotidiana. Barcelona: Sendai, 1988. p. 14-90.
JODELET, D. A alteridade como produto e processo psicossocial. In: Arruda, A. (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 47-67.
LIMA, M. E. O; VALA, J. Serão os estereótipos e o Preconceito inevitáveis? O monstro da automaticidade. In: LIMA, M. E. O.; PEREIRA, M. E. (org.). Estereótipos, preconceitos e discriminação: perspectivas teóricas e metodológicas. Salvador: EDUFBa, 2004. p. 43-70. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32112/1/Estere%C3%B3tipos%
2C%20preconceitos%20e%20discrimina%C3%A7%C3%A3o%20RI.pdf. Acesso em: 26 fev. 2025.
LIMA, T. J. S.; SOUZA, L. E. C. Cognição social. In: TORRES, C. V.; NEIVA, E. R. Psicologia Social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2022. p. 71-98.
LINEARES, A. Rise in hate crimes includes a ‘significant increase’ against Latinos. NBC News, [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.nbcnews.com/news/latino/hate-crimes-latinos-see-significant-increase-rcna123211. Acesso em: 26 fev. 2025
MENDONÇA, A. P.; LIMA, M. E. O. Representações sociais e cognição social / Social representations and social cognition. Psicologia e Saber Social, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 191-206, 2015.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
OLIVEIRA, E. M. F. O papel da sociologia, segundo Émile Durkheim e Max Weber. Pós: Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Brasília, DF, v. 11, 2013.
SÁ, C. P. Estudos de Psicologia Social: História, Comportamento, Representações e Memória. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.
SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TRÓCCOLI, B. T. Cognição Social. In: TORRES, C. V.; NEIVA, E.R. Psicologia Social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 79-99.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Pró-Reitoria de Graduação. Formulário de Identificação da Disciplina. Temas Sociológicos em Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. Disponível em: https://www.ementario.uerj.br/ementa.php?cdg_
disciplina=13862. Acesso em: 26 fev. 2025.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Pró-reitoria de Graduação. Formulário de Identificação da Disciplina. Psicologia Social e Processos Sócio-Cognitivos. Rio de Janeiro: UERJ, 2021. Disponível em: https://www.ementario.uerj.br/
ementa.php?cdg_disciplina=11480 Acesso em: 26 de Fevereiro de 2025.
VALA, J. Representações sociais: para uma psicologia social do pensamento social. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (org.). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. p. 353-384.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.