Con’verso: Pontes de Escuta na Escola

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DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2025.87789

Resumo

O presente artigo apresenta as reflexões geradas mediante a implementação do projeto de extensão “Converso: pontes de escuta na escola”. O objetivo principal do projeto é propiciar uma escuta que possibilite o reconhecimento da singularidade, por meio da disponibilidade de um plantão de acolhimento psicológico e a partilha do espaço coletivo, construído pelo dispositivo da conversação e das oficinas de poesia e outras artes. Dessa forma, reconhecemos que a escola é um lugar de multiplicidade, onde os laços se estabelecem ancorados na complexidade humana. Ou seja, a escola participa ativamente dos dispositivos de poder, reproduzindo os discursos sociais e recolhendo os efeitos das desigualdades que atravessam a vida e os corpos. A perspectiva epistemológica que sustenta os trabalhos e intervenções desse projeto de extensão é a Psicanálise. Nessa formulação, reconhecemos a potência da fala (da palavra) que abre caminhos para a mediação como estratégia privilegiada nas ações educativas. Por essa via, os resultados favoráveis à promoção da saúde, advindos dessa abertura extensionista, surgem da oferta de um espaço de acolhimento e escuta aos estudantes de escolas públicas.

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

LEITE, Cláudia Aparecida de Oliveira; OLIVEIRA, Wallace Gonçalves de; NASCIMENTO, Ana Caroline. Con’verso: Pontes de Escuta na Escola. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 39, p. e2025014, 2025. DOI: 10.12957/interag.2025.87789. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/87789. Acesso em: 26 jun. 2025.