Coleção Didática de Macrofungos como Ferramenta no Ensino e Divulgação de Micologia no Município de Tomé-Açu, Pará
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2025.86133Resumo
Os macrofungos, conhecidos popularmente como cogumelos e orelhas-de-pau, participam da ciclagem de nutrientes na natureza. Ocasionalmente, a dinâmica em sala de aula carece de estímulos visuais que auxiliem na absorção do conhecimento. O objetivo deste estudo foi criar uma coleção didática de fungos macroscópicos a fim de atuar como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de alunos da graduação e da educação básica, bem como da comunidade de Tomé-Açu/PA. Foram construídas caixas de madeira com tampas de vidro temperado para acondicionar as amostras coletadas em áreas do município. Ao todo, três caixas foram montadas, cada uma contendo aproximadamente 18 espécimes, representando 40 espécies pertencentes a dez famílias do filo Basidiomycota. A coleção didática foi apresentada em eventos científicos e de extensão visando demonstrar a diversidade e a importância dos macrofungos, e funciona como um valioso instrumento para o ensino de Micologia, auxiliando os estudantes a compreenderem a necessidade de preservar a biodiversidade.
Palavras-chave: Basidiomycota; Biodiversidade; Ferramenta didático-pedagógica; Divulgação científica.
Didactic Collection of Macrofungi as a Tool in Teaching Mycology in the Municipality of Tomé-Açu, Pará
Macrofungi, popularly known as mushrooms or bracket fungi, participate in the cycling of nutrients in nature. Classroom dynamics occasionally lack visual stimuli that help in the absorption of knowledge. The aim of this study was to create a didactic collection of macroscopic fungi to be used as a tool in the teaching-learning process of students of undergraduate and basic education, as well as of the community of Tomé-Açu/PA. Wooden boxes with tempered glass covers were built to pack the samples collected in areas of the municipality. In total, three boxes were assembled, each containing approximately 18 specimens, representing 40 species belonging to ten families of the Basidiomycota phylum. Proving to be a valuable tool for mycology teaching, the didactic collection was presented at scientific and outreach events to demonstrate the diversity and importance of macrofungi, helping students to understand the need to preserve biodiversity.
Keywords: Basidiomycota; Biodiversity; Pedagogical didactic tool; Scientific divulgation.
Downloads
Referências
ANDREW, C. et al. Fungarium specimens: A largely untapped source in global change biology and beyond. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, [London], v. 374, n. 1763, 2018.
AZEVEDO-FILHO, W. S. Coleção entomológica didática. In: MACHADO, C. P. (org.). Ensino de Ciências: práticas e exercícios para a sala de aula. 2. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2017. p. 97-103, 2017.
BARROS, M. P.; CAVALCANTE, F. S. A.; LIMA, J. P. S. Macrofungos na Amazônia com ênfase na RDS: uma revisão integrativa. Revista Valore, Volta Redonda, v. 8, p. 1-10, 2023.
BERGQVIST, L. P.; PRESTES, S. B. S. Kit paleontológico: um material didático com abordagem investigativa. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 345-357, 2014.
CAMARGO, A. J. A. Coleções zoológicas: importância estratégica para o país e para o agronegócio em particular. EMBRAPA: [s. l.], 2009. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/657316. Acesso em: 2 dez. 2023.
CIDADE-BRASIL. Município de Bujaru. Cidade-Brasil, Bujaru, 2022. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-bujaru.html. Acesso em: 20 maio 2024.
COUCEIRO, D. M.; SOARES, A. M. S.; COUCEIRO, S. R. M. Contribution to the knowledge of Polypores (Agaricomycetes) in the Amazonian Forest, with 16 new records for the state of Pará, Brazil. Research, Society and Development, Itajubá, v. 11, n. 14, p. 1-15, 2022.
DEACON, J. W. Fungal Biology. 4. ed. Oxford: Wiley-Blackwell Publishing, 2013.
FIDALGO, O.; BONONI, V. L. R. Técnicas de coleta, preservação e herborização de material botânico. São Paulo: Instituto de Botânica, 1989.
FIGUEIREDO, F. A. S. et al. Relevância Científica e Educacional da Coleção de Macrofósseis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Terræ Didatica, Campinas, v. 17, p. 1-12, 2021.
FLORA e Funga do Brasil. Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, [2024]. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/. Acesso em: 27 fev. 2024.
GLOBAL BIODIVERSITY INFORMATION FACILITY. Global Core Biodata Resource. GBIF, [s. l.], 1999. Disponível em: https://www.gbif.org. Acesso em: 20 maio 2024.
GOMES, B. S. Análise do processo de ensino e aprendizagem sobre os fungos em livros didáticos do Ensino Médio. Scientific Electronic Archives, Rondonópolis, v. 15, n. 5, p. 34-39, 2022.
GROPP, R. Specimens, Collections, and Tools for Future Biodiversity-Related Research. BioScience, Oxford, v. 68, n. 1, p. 3-4, 2018.
HAWKSWORTH, D. L.; LÜCKING, R. Fungal Diversity Revisited: 2.2 to 3.8 Million Species. Microbiology Spectrum, Washington, v. 5, n. 4, p. 1-17, 2017.
KAMENSKI, P. A. et al. Biological Collections: Chasing the Ideal. Acta Naturae, Moscow, v. 8, n. 2, p. 6-9, 2016.
KENDRICK, B. The Fifth Kingdom: An Introduction to Mycology. 4. ed. Indianapolis: Focus an imprint of Hackett Publishing, 2017.
NASCIMENTO, M. T. et al. O Herbário UENF como Espaço não Formal para o Ensino da Biodiversidade do Norte/Noroeste Fluminense: 10 Anos De Atividades. Revista de Extensão UENF, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 69-82, 2015.
NIEGO, A. G. T. et al. Macrofungi as a Nutraceutical Source: Promising Bioactive Compounds and Market Value. Journal of Fungi, Basel, v. 7, n. 5, p. 397, 2021.
NIEGO, A. G. T. et al. Reviewing the contributions of macrofungi to forest ecosystem processes and services. Fungal Biology Reviews, London, v. 44, 100294, 2023.
PACHECO, N. A.; BASTOS, T. X. Caracterização climática do Município de Tomé- Açu, PA. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2001.
PALACIO, M. et al. An overview of Favolus from the Neotropics, including four new species. Mycologia, London, v. 113, n. 4, p. 759-775, 2021.
PEREIRA, R. C. et al. Coleções entomológicas na pesquisa, ensino e extensão: um relato sobre o museu de entomologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. In: PRATA, E. G. (org.). Biologia: Ensino, Pesquisa e Extensão – Uma Abordagem do Conhecimento Científico nas Diferentes Esferas do Saber. Guarujá: Científica Digital, 2021. p. 83-101.
SCHWANKE, C. et al. Organização Interativa de Coleções Didáticas em Biologia. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 1, p. 49-52, 2001.
SILVA, C. J. A.; MALTA, D. J. N. A importância dos fungos na biotecnologia. Ciências Biológicas e da Saúde, Recife, v. 2, n. 3, p. 49-66, 2016.
SILVA, J. C. et al. Desenvolvimento sustentável e agricultura familiar na Amazônia: memória, história e desafios da Associação Bujaruense dos Agricultores e Agricultoras (ABAA) – Pará/Brasil. Contribuciones a las Ciencias Sociales, [s. l.], v. 16, n. 10, p. 20219-20244, 2023.
SILVA, J. C. et al. Desenvolvimento sustentável e agricultura familiar na Amazônia: memória, história e desafios da Associação Bujaruense dos Agricultores e Agricultoras (ABAA) – Pará/Brasil. Contribuciones a las Ciencias Sociales, [s. l.], v. 16, n. 10, p. 20219-20244, 2023.
TEIXEIRA, A. R. et al. Métodos para estudo das hifas do basidiocarpo de fungos poliporáceos. Manual nº 6. Instituto de Botânica: São Paulo, 1995.
VARGAS-ISLA, R.; CABRAL, T. S.; ISHIKAWA, N. K. Instruções de coletas de macrofungos Agaricales e gasteroides. Manaus: Editora INPA, 2014.
VERMELHO, S. C. et al. Refletindo sobre as redes sociais digitais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 126, p. 179-196, 2014.
VIEIRA, C.; VIEGAS, S. Os Herbários como Recursos Educativos Dinâmicos e Interdisciplinares. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, [s. l.], v. 20, p. 638-656, 2019.
WU, B. et al. Current insights into fungal species diversity and perspective on naming the environmental DNA sequences of fungi. Mycology, London, v. 10, n. 3, p. 127-140, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.