Ação de Educação em Saúde Utilizando um Jogo Educativo sobre Temas Transversais da Adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2025.85986

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma atividade de educação em saúde sobre temas transversais da adolescência por meio de um jogo educativo. Método: trata-se de um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde, realizada de julho a agosto de 2019, com 35 adolescentes de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Utilizou-se um questionário individual com dados sociodemográficos e questões objetivas, dividido por temáticas: álcool, tabaco e outras drogas, sexualidade e alimentação, aplicado antes e 30 dias após a utilização de um jogo educativo. Resultados: o questionário obteve um aumento de 9,3% de acertos relacionados às temáticas após o uso do jogo, mostrando-se uma ferramenta capaz de potencializar as práticas de educação em saúde com adolescentes. Conclusão: o jogo educativo foi capaz de promover discussões e potencializar conhecimentos sobre temas transversais da adolescência, principalmente os relacionados aos comportamentos de risco à saúde.

Palavras-chave: Adolescência; Comportamentos de Risco à Saúde; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde.

 

Health Education Action Using an Educational Game About Transversal Themes of Adolescence

Objective: to report on the experience of a health education activity on cross-cutting themes in adolescence using an educational game. Method: This is an experience report of a health education activity carried out from July to August 2019 with 35 adolescents from a state public school in Rio Grande do Sul. An individual questionnaire was used with sociodemographic data and objective questions, divided into themes: alcohol, tobacco and other drugs, sexuality and food, applied before and 30 days after the use of an educational game. Results: the questionnaire obtained an increase of 9.3% in the number of correct answers related to the themes after using the game, proving to be a tool capable of enhancing health education practices with adolescents. Conclusion: the educational game was able to promote discussions and enhance knowledge on cross-cutting issues of adolescence, especially those related to health risk behaviors.

Keywords: Adolescence; Health Risk Behaviors; Health Education; Health Professionals.

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nrb=000956038&loc=2015&l=c49926cd7efbc685.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

LIMA, Gabriela Colombi de; GARZÃO, Bruna Oliveira Ungaratti; LIMA, Jozéli Fernandes de; MACHADO, Liane Bahú; KLEINÜBING, Raquel Einloft; PETTENON, Marinez Koller. Ação de Educação em Saúde Utilizando um Jogo Educativo sobre Temas Transversais da Adolescência. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 39, p. e2025005, 2025. DOI: 10.12957/interag.2025.85986. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/85986. Acesso em: 1 maio. 2025.