Análise Reflexiva da Aplicação do Lúdico na Prática Extensionista para a Promoção da Saúde: Relato de Experiência do Projeto “Biomédicos em Ação” Enfoque Microbiológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2025.85944

Resumo

Este trabalho objetiva analisar e refletir a aplicabilidade lúdica na prática do projeto de extensão “Biomédicos em ação” do curso de Biomedicina de instituição privada do interior paulista. Para isto, optou-se pelo estudo descritivo exploratório e analítico, com uma abordagem qualitativa que envolveu como técnica o relato de experiencia. A análise dos saberes mobilizados na prática extensionista foi fundamentada em registros, documentos e dispositivos utilizados como ferramentas de trabalho pela docente conforme descrito por Bogdan e Biklen (1982). Entre os resultados, observou-se o ensino lúdico promove a pluralidade dos saberes os quais ocorrem simultaneamente e orientam o processo de ensino aprendizagem. Consequentemente, constatou-se   um   modelo   emergente de formação extensionista dado pelo uso da metodologia lúdica. Como desafio, emerge que a área da extensão universitária necessita da formação continuada dos professores, a adaptação dos currículos tradicionais e a disponibilidade de recursos materiais e tecnológicos. Além disso, requer a utilização de instrumentos diversificados, que contemplem não apenas o domínio cognitivo, mas também as habilidades práticas e atitudinais. Concluindo, o uso do ensino lúdico nas práticas extensionistas deve ser considerada não só um dispositivo que permita identificar a mobilização de saberes, mas também de construção de uma epistemologia relacionada a extensão universitária.

Palavras-chave: Ludicidade; Educação; Saúde; Extensão.

 

Reflective Analysis of the Application of Play in a Project of Extension Practice for Health Promotion: Experience Report of the “Biomedicals in Action” Project Microbiological Focus

This work aims to analyze and reflect the playful applicability in practice of the extension project “Biomedics in action” of the Biomedicine course at a private institution in the interior of São Paulo. For this, we opted for an exploratory and analytical descriptive study, with a qualitative approach that involved experience reporting as a technique. The analysis of the knowledge mobilized in extension practice was based on records, documents and devices used as work tools by the teacher as described by Bogdan and Biklen (1982). Among the results, it was observed that playful teaching promotes the plurality of knowledge, which occurs simultaneously and guides the teaching-learning process. Consequently, an emerging model of extension training was observed through with the use of playful methodology. As a challenge, it emerges that the area of university extension requires the continued training of teachers, the adaptation of traditional curricula and the availability of material and technological resources. Furthermore, it requires the use of diverse instruments, which cover not only the cognitive domain, but also practical and attitudinal skills. In conclusion, the use of playful teaching in extension practices should be considered not only a device that allows identifying the mobilization of knowledge, but also the construction of an epistemology related to university extension.

Keywords: Playfulness; Education; Health; Extension.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROWS, H. S. et al. Problem-based learning: an approach to medical education. [S. l.]: Springer Publishing Company, 1980.

BENDER, W. N. Project-based learning: differentiating instruction for the 21st century. [S. l.]: Corwin Press, 2012.

BERNARDO, L. D. et al. Processo de formação de terapeutas ocupacionais: a utilização da metodologia da problematização no contexto de uma ação extensionista. [S. l.: s. n.], 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/1878510.47222/2526-3544.rbto18785. Acesso em: 8 jul. 2024.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon, 1982. Disponível em: https://www.scirp.org/(S(i43dyn45teexjx455qlt3d2q))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=537509. Acesso em: 8 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 8 jul. 2024.

DICHEVA, D. et al. Gamification in education: A systematic mapping study. Journal of Educational Technology & Society, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 75-88, 2015.

FARIA, C. S. A extensão universitária como prática de ensino aprendizagem. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 26, p. e25-e25, 2022.

FERNANDES, M. C. P.; BACKES, V. M. S. Education in health: perspectives of the Family Health Strategy team under Paulo Freire’s view. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 63, n. 4, p. 567-573, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000400011. Acesso em: 1º jul. 2024.

FERREIRA, A. F.; DRULIS, P. B. L.; SALES, A. Diferentes Tipos de Raciocínios na Geometria: uma Revisão Sistemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 15, n. 3, p. 338-353, 2022.

FERREIRA, V. C. et al. O lúdico e o ensino de ciências: reflexões sobre a gincana “compartilhando o conhecimento” no âmbito do programa residência pedagógica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 499-509, 2020.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: https://www.extension.ufla.br/documentos-institucionais/112-politica-nacional-de-extensao-universitaria/file. Acesso em: 8 jul. 2024.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. FORPROEX, [s. l.], 2018. Disponível em: http://www.forproex.org.br. Acesso em: 8 jul. 2024.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1971.

LEITE, M. G.; VALENTE, A. L. A importância dos projetos de extensão em Microbiologia Clínica e Microbiologia de Água e Alimentos na formação de estudantes de Biomedicina. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 44, n. 1, p. 120-133, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/JW6mPK9fXYk6P93zWvL9mWq/?lang=pt. Acesso em: 8 jul. 2024.

LISBOA FILHO, J. História da Extensão Universitária no Brasil: origens, desenvolvimento e desafios atuais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1., 2022, Recife. Anais [...]. Recife: [s. n.], 2022. p. 33-45. Disponível em: http://www.seminarioextensao2022.rec.br/anais/historia-da-extensao-universitaria-no-brasil.pdf. Acesso em: 8 jul. 2024.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. [S. l.]: Livros Técnicos e Científicos, 2004.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Poiesis Pedagógica, [s. l.], v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 01 jul. 2024.

SILVA, D.; LORENCINI JUNIOR, A. O docente e sua constante reconstrução de saberes: o jogo como ferramenta de ressignificação de sua prática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 289-305, 2020.

SILVA, J. G.; MACIEL, C. M. L. A. O discurso dos professores sobre a formação continuada em suas respectivas áreas do conhecimento. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 21, n. 1, p. 40-46, 2020.

SILVA, R. A. et al. O impacto dos projetos de extensão na formação dos estudantes de Biomedicina. Revista de Educação em Saúde, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 99-112, 2019. Disponível em: https://www.revistaeducacaoemsaude.com.br/2019/v8n2/impacto-dos-projetos-de-extensao-na-formacao.pdf. Acesso em: 8 jul. 2024.

SMENTKOSKI, I. P. et al. O ensino de Histologia e Neuroanatomia por meio de jogos e materiais didáticos: experiência extensionista de uma educação não-formal. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 301-313, 2020.

SOUZA, G. O.; SILVA, T. D. Mapeamento de Pesquisas Desenvolvidas em Mestrados e Doutorados Acadêmicos Sobre o Ensino de Matemática Por Meio de Metodologias Ativas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 21, n. 4, p. 437-443, 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

GONÇALVES, Letícia Cristina; VAROTTO, Nathan Raphael; GRIGNOLI, Carlos Roberto Escrivão; FRANCHINI, Cristina da Cruz. Análise Reflexiva da Aplicação do Lúdico na Prática Extensionista para a Promoção da Saúde: Relato de Experiência do Projeto “Biomédicos em Ação” Enfoque Microbiológico. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 39, p. e2025001, 2025. DOI: 10.12957/interag.2025.85944. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/85944. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA