Formação de Alfabetizadores na/da/para a EJA: a Experiência de um Grupo de Estudos no Âmbito de um Projeto de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2025.85236

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência cujo objetivo é descrever a experiência vivenciada no grupo de estudos “Desafios e possibilidades atuais na alfabetização de jovens e adultos”, vinculado a um projeto de extensão universitária da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este grupo permanente procura contribuir com a formação inicial ou continuada dos participantes, fomentando a reflexão e a pesquisa sobre as práticas pedagógicas de alfabetizadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir das leituras e estudos realizados nos encontros. Foi escolhida a metodologia de descrição das experiências e vivências e realizou-se uma abordagem qualitativa, evidenciando os aspectos que consideramos mais relevantes para a construção deste relato. Ao longo das vivências neste grupo, foi possível perceber uma pedagogia ativa, dialógica e interativa, capaz de impulsionar a construção de conhecimentos e aprendizados por meio da interação de todos os participantes, tecendo múltiplas aprendizagens e reflexões. As conclusões apontam para a importância do rompimento com práticas educativas limitantes e, também, demonstram que a formação de educadores pode contribuir para o enfrentamento dos desafios impostos pela realidade, fomentando reflexões críticas e propondo novos caminhos de atuação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Formação de professores; Alfabetização.

 

Training Literacy Teachers in/of/for the EJA: the Experience of a Study Group as Part of an Extension Project

This paper presents an experience report, whose objective is to describe the experience live in the study group “Desafios e possibilidades atuais na alfabetização de jovens e adultos”, linked to a university extension project of the Faculty of Faculty of Education of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). This permanent group seeks to contribute to the initial or continuing education of the participants, fostering reflection and research on the pedagogical practices of literacy teachers in Youth and Adult Education (EJA) based on the readings and studies carried out at the meetings. The methodology of description of the experiences was chosen and a qualitative approach was carried, highlighting the aspects that we consider most relevant for the construction of this report. Throughout the experiences in this group, it was possible to perceive an active, dialogical and interactive pedagogy, capable of boost the construction of knowledge and learning trough the interaction of all participants, weaving multiple learnings and reflexions. The conclusions point to the importance of breaking away from limiting educational practices and also show that the training of educators can contribute to meeting the challenges imposed by reality, fostering critical reflection and proposing new ways of working.

Keywords: Youth and Adult Education (YAE); Teacher training; Literacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

CALHÁU, S. O sujeito da escrita: fronteiras e domínios da Alfabetização e do Letramento na EJA. Curitiba: CRV, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MELO, O. C. Alfabetização e trabalhadores: o contraponto do discurso oficial. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

SILVA, C. V. S. da; SILVA, M. L. da; SILVA, I. dos S.; BARCELLOS, P. da S. Sujeitos na/da Educação de Jovens e Adultos (EJA): considerações sobre o perfil dos estudantes da modalidade. In: ANAIS DO I COLÓQUIO DA REDE DE CONHECIMENTO DOCENTE (RECONHECENDO/UERJ), 1., 2024, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UERJ, 2024. p. 1-10. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/reconhecendo/794868-sujeitos-nada-educacao-de-jovens-e-adultos-(eja)--consideracoes-sobre-o-perfil-dos-estudantes-da-modalidade/. Acesso em: 19 jun. 2024.

SILVA, J. L. da. Alfabetização de jovens e adultos: os desafios e as possibilidades na formação de educadores. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 70-75, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0009. Acesso em: 1º jun. 2024.

SILVA, J. L. da. Formação de educadores para a alfabetização de jovens e adultos: contribuições de um projeto de extensão. RevistAleph, Niterói, n. 35, p. 330-347, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.42831. Acesso em: 2 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

SILVA, Jaqueline Luzia da; SILVA , Camila Vitoria Sousa da. Formação de Alfabetizadores na/da/para a EJA: a Experiência de um Grupo de Estudos no Âmbito de um Projeto de Extensão. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 39, p. e2025002, 2025. DOI: 10.12957/interag.2025.85236. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/85236. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA