PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE FUNÇÕES EXECUTIVAS E A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Cláudia Inês Pelegrini de Oliveira Abreu Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Laboratório de Escrita Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) https://orcid.org/0000-0002-8635-7638
  • Nathalya das Candeias Pastore Cunha Emescam
  • Luiz Carlos de Abreu Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) https://orcid.org/0000-0002-7618-2109
  • Italla Maria Pinheiro Bezerra Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) https://orcid.org/0000-0002-8604-587X

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2023.81971

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção dos professores sobre funções executivas e a importância no processo de aprendizagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, com foco na aproximação com professores do Ensino Infantil e Fundamental I, no sentido de buscar o entendimento sobre a importância do desenvolvimento das funções executivas para a aprendizagem e a garantia de uma educação com qualidade. Resultados: É inegável que o aprimoramento dessas habilidades é crucial para potencializar a concentração, o foco e a autonomia na realização de tarefas. Além disso, auxiliam na organização da rotina e na maneira como a criança lida com erros e frustrações, sendo imprescindíveis para alcançar resultados efetivos no processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Com certeza, a formação de indivíduos completos e capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo requer habilidades além da transmissão de conhecimentos pelos professores.

Biografia do Autor

Cláudia Inês Pelegrini de Oliveira Abreu, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Laboratório de Escrita Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local - EMESCAM. Especialista em Matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá - RJ, em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São José de Itaperuna RJ, em Neuroeducação pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - ES (EMESCAM) e Neuropsicopedagoga Clínica pela CENSUPEG. Graduada em Matemática pelo Centro Universitário São José de Itaperuna RJ, Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Possui curso de Formação de Professores (Magistério) pelo Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo de Bom Jesus do Itabapoana RJ. Pesquisadora pelo Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENp) da Faculdade CENSUPEG. Idealizadora do Material Lúdico de Aprendizagem De Conceitos Básicos de Matemática. Autora do livro Treino de matemática para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista da Série Psicologia e Neurociências do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Proprietária e Diretora da Clínica Neuroeducar em Vitória/ES, onde atua com atendimentos clínicos de avaliação e intervenção Neuropsicopedagógicos com apoio e Psicoeducação a famílias e escolas. Tem experiência em clínica, direção escolar, formação educacional e docência. Atua na área de Educação desde 2002.

Luiz Carlos de Abreu, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor Titular-Livre junto à Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, nas áreas de Medicina Preventiva, Saúde Pública, Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Coletiva. Atualmente é Pesquisador 1B do CNPq na área de Saúde Coletiva e Adjunct Associate Professor junto à School of Medicine at University of Limerick - Irlanda (https://www.ul.ie/ehs/medicine/about/faculty-staff-and-structure/adjunct-faculty) e Pesquisador / Orientador Pleno do Programa de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil. É líder do Observatório COVID-19 Brasil/Irlanda com pesquisas sobre incidência, letalidade e mortalidade por COVID-19 no Brasil e na Irlanda e de Acidentes Vasculares Encefálico com desfecho de mortalidade. Possui graduação em Serviço Social e Fisioterapia.

Italla Maria Pinheiro Bezerra, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Bolsista Produtividade pela Fapes/2023 - 2025.Pesquisadora com ênfase em políticas públicas, saúde, ciclos de vida e determinantes sociais de saúde, com formação em Serviço Social e em Enfermagem. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo EACH-USP com foco nas tecnologias e saúde e pela Universidade Federal de Uberlândia, com foco epidemiologia e saúde. Doutorado em Ciências (área de concentração: saúde Coletiva) pela Faculdade de Medicina do ABC (2015) e Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Coordenadora e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Politicas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM. Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES (EMESCAM). Membro da equipe de assessoramento da FAPES.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

INÊS PELEGRINI DE OLIVEIRA ABREU, Cláudia; DAS CANDEIAS PASTORE CUNHA, Nathalya; DE ABREU, Luiz Carlos; PINHEIRO BEZERRA, Italla Maria. PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE FUNÇÕES EXECUTIVAS E A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 36, 2024. DOI: 10.12957/interag.2023.81971. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/81971. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS