UMA ANÁLISE INTERMIDIÁTICA E DECOLONIAL DAS OBRAS DE JEFFERSON MEDEIROS
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2023.79716Resumo
Este artigo tem, como objetivo, compartilhar experiências e relatar os primeiros resultados do Projeto de Extensão criado em 2022: o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Literatura, Leitura e Intermidialidade (NuPELLI - FFP/UERJ) -. Voltado a ações extensionistas a partir da perspectiva literária das Intermidialidades (Rajewsky, 2012), o Nupelli busca analisar e divulgar as múltiplas conexões entre diferentes mídias em seu diálogo com a Literatura. Em uma das atividades do Núcleo, a que chamamos Cesta/Sexta Intermídia, trazemos ao público dentro e fora da Universidade, reflexões, produções e práticas intermidiáticas diversas em nosso canal do YouTube. Deteremos aqui, na terceira edição, realizada em março de 2023: aquela que traz a presença e as obras do jovem artista plástico gonçalense Jefferson Medeiros, ex-aluno da FFP no Departamento de História e atualmente professor em São Gonçalo, além de também atuar como artista plástico, expondo suas obras e participando do cenário cultural de diversos locais. A escolha deu-se à graduação do Jefferson ser na mesma Faculdade da equipe de alunos voluntários do projeto, à representatividade das suas obras nas redes sociais e no Município de São Gonçalo e à composição intermidiática em sua arte, da qual traremos alguns exemplos. Unindo-nos também à perspectiva pós-colonial e à realidade de muitas periferias brasileiras ao que o trabalho do Jefferson alude, entendemos que o diálogo entre as artes, da mesma forma que o amplo acesso a elas, são experiências imprescindíveis para a formação de um sujeito crítico e ativo em seu meio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.