A Botânica por meio dos Sentidos: uma Abordagem Sensorial no Ensino das Plantas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2025.78347

Resumo

O objetivo do presente estudo é relatar a experiência do desenvolvimento das atividades do projeto Botânica em cinco sentidos e suas implicações no ensino de botânica. O projeto foi realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, no ano de 2014, e teve como público-alvo alunos da educação básica da rede pública e particular da região metropolitana de São Luís (capital do Estado). As atividades foram desenvolvidas por professores e alunos da graduação e pós-graduação vinculados ao Laboratório de Estudos Botânicos da Universidade Federal do Maranhão, além de técnicos do Herbário do Maranhão. O projeto “Botânica em cinco sentidos” teve como fundamento a ideia dos jardins sensoriais onde foram explorados os sentidos (tato, paladar, visão e olfato). Para isso foram estabelecidas pequenas estações de acordo com os sentidos a ser explorados. As estações foram organizadas em um percurso unidirecional devido ao fluxo contínuo de pessoas. Durante a exposição e desenvolvimento do projeto foram recebidas pessoas de diferentes faixas etárias e profissões, totalizando, no nosso stand, mais de 300 visitantes, com maior prevalência de estudantes do ensino básico. O projeto “Botânica em cinco sentido” permitiu que importantes temas sobre a biologia de plantas fosse abordado a partir da percepção e exploração dos sentidos. O desenvolvimento do projeto possibilitou nos professores em formação que colaboraram com as atividades um grande entusiasmo, e possibilitou que trabalhassem transposição didática e a divulgação científica em temas relacionados a botânica.

Palavras-chave: Ensino de Botânica; Ensino Básico; Projeto de Extensão Universitária.

 

Abstract

The aim of this study is to report the experience of developing the activities of the Botany in five senses project and its implications in the teaching of botany. The project was carried out during the Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, in 2014, and had as its target public basic education students from the public and private network in the metropolitan region of São Luís (state capital). The activities were developed by professors and undergraduate and graduate students by the Laboratory of Botanical Studies at the Federal University of Maranhão, in addition to technicians from the Herbarium of Maranhão. The project “Botany in five senses” was based on the idea of sensory gardens where the senses were explored (touch, taste, sight, and smell). For this, small stations were established according to the senses to be explored. The stations were arranged in a unidirectional route due to the continuous flow of people. During the exhibition and development of the project, people from different age groups and professions were received, totaling more than 300 visitors to our stand, with a higher prevalence of primary school students. The “Botany in five senses” project allowed important topics on plant biology to be approached from the perception and exploration of the senses. The project generated great enthusiasm among the trainee teachers and enabled them to practice didactic transposition strategies or to apply pedagogical approaches and scientific dissemination on topics related to botany.

Keywords: Botany Teaching; High School; University Extension Project.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, M. C. de et al. Botânica em cinco sentidos: o jardim sensorial como um instrumento para a sensibilização quanto a importância da botânica em escolas de um município do sertão piauiense. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 1, e7910111448, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11448. Acesso em: 6 out. 2022.

ALMEIDA JR., E. B. Herbário do Maranhão, Maranhão (MAR). Unisanta Bioscience, Santos, v. 4, n. 6, p. 129-132, 2015. Disponível em: https://periodicos.unisanta.br/BIO/

article/view/230. Acesso em: 2 out. 2022.

ALVES, S. F. N. da S. C.; PAIVA, P. D. de O. Os sentidos: jardins e paisagens. Ornamental Horticulture, São João del-Rei, v. 16, n. 1, p. 47-49, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.14295/rbho.v16i1.507. Acesso em: 10 out. 2022.

BORGES, T. A.; PAIVA, S. R. Utilização do jardim sensorial como recurso didático. Revista Metáfora Educacional, Feira de Santana, v. 7, p. 27-39, 2009. Disponível em: https://www.valdeci.bio.br/pdf/utilizacao_do_jardim_BORGES_PAIVA.pdf. Acesso em: 5 out. 2022.

CORDEIRO, P. H. F. et al. Jardim sensorial: ambiente não formal de ensino em Botânica. São Carlos: UFSCar/CPOI, 2019. Disponível em: https://www.sibi.ufscar.br/

arquivos/cpoi/jardim-sensorial-ambiente-nao-formal-de-ensino-em-botanica.pdf. Acesso em: 3 out. 2022.

FERREIRA, A. G. O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/2764. Acesso em: 3 out. 2022.

MENEZES FILHO, A. C. P. Curatella americana uma espécie característica do Cerrado pouco conhecida: características da sistemática, fenologia, fitoquímica e fitomedicinal. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 1, p. 330-344, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29327/269504.3.1-28. Acesso em: 5 out. 2022.

SABBAGH, M. C.; CUQUEL, F. L. Jardim sensorial: uma proposta para crianças deficientes visuais. Ornamental Horticulture, São João del-Rei, v. 13, n. 2, p. 95-99, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.14295/rbho.v13i2.211. Acesso em: 10 out. 2022.

SENSORY TRUST. Home page. Sensory Trust, Carluddon, 2022. Disponível em: http://www.sensorytrust.org.uk. Acesso em: 3 out. 2022.

WANDERSEE, J.; SCHUSSLER, E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, Saint Louis, v. 47, n. 1, p. 2-9, 2001.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

ALMEIDA JR., Eduardo Bezerra de; SILVA, Ariade Nazaré Fontes da; CORREIA, Bruna Emanuele Freire; SERRA, Flávia Cristina Vieira; AMORIM, Ingrid Fabiana Fonseca; DIAS, Kauê Nicolas Lindoso; LACERDA, Dinnie Michelle Assunção; MACHADO, Monielle Alencar; AMORIM, Gabriela dos Santos. A Botânica por meio dos Sentidos: uma Abordagem Sensorial no Ensino das Plantas. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 39, p. e2025010, 2025. DOI: 10.12957/interag.2025.78347. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/78347. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA