Uma Prática de Educação Ambiental Voltada à Produção Mais Limpa no Cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2023.66722Palavras-chave:
Sustentabilidade, Prevenção da Poluição, Ensino, Extensão.Resumo
Este trabalho apresenta uma prática de educação ambiental como propulsora de
estímulo à adoção de ações cotidianas com mais responsabilidade socioambiental.
A atividade foi realizada no âmbito do Programa de Educação Tutorial de
Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal da Bahia (PET ESA -
UFBA) em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Seabra, onde
foram abordados os temas prevenção da poluição e produção mais limpa por meio
da realização dois momentos de interação com turmas de terceiro ano do ensino
médio técnico em meio ambiente. As técnicas empregadas buscaram estabelecer
um ambiente ativo e colaborativo baseado na vivência dos estudantes, e com isso
fortalecer as práticas em suas rotinas. Foi realizada uma atividade com os
estudantes, na qual deveriam pensar na adoção de práticas de produção mais limpa
diante da análise dos resíduos gerados durante um dia. Como resultado da
atividade, foram obtidas 367 ações preventivas, subdivididas entre os 3 níveis de
produção mais limpa. A partir da análise das ações preventivas, foi perceptível a
maior quantidade de ações alocadas como fim-de-tubo e uma maior dificuldade em
pensar em ações que tivessem sua origem na redução de resíduos ou insumos na
fonte geradora, o que torna essencial a continuação de abordagens de prevenção da
poluição no âmbito da educação ambiental.
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