AÇÃO DIRETA EM EDUCAÇÃO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA LIBERTÁRIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A FAVELA E A UNIVERSIDADE

Autores

  • Camila Rodrigues Jourdan Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Castañeda Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Kássio Motta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernando Cesar Martins Clímaco dos Santos
  • Carlos Mizael

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2023.64168

Palavras-chave:

Educação Libertária, Filosofia Prática, Lutas Populares.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre possíveis relações entre universidade e favela, na interface entre educação e lutas populares, que rompam com as dicotomias tradicionais entre teoria e ação. Para isso, recorremos a experiência concreta do Movimento Social Ação Direta em Educação Popular (ADEP), situado na comunidade da Mangueira e desenvolvido em articulação com o Projeto de Extensão Filosofia como Prática, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A fim de ilustrar tais relações e ações, entrevistamos pessoas ligadas à ADEP, moradoras da Mangueira e da favelinha Metrô-Mangueira; lideranças locais e estudantes que colaboram com a constante construção da ADEP. A experiência nos permitiu explorar algumas evidências da viabilidade de desenvolver uma educação para autonomia. Diante do cenário de iniquidades em Educação, que exige ações urgentes, a ADEP apresenta uma possibilidade de ação direta em Educação. A ação possibilita, via pré-vestibular, a preparação a estudantes da favela Mangueira, a experiência docente a graduandas e graduandos, bem como abre-se como campo de pesquisa-ação para docentes e estudantes da universidade. Ao explorar essas relações entre favela e universidade num diálogo horizontal, a ADEP contribui com as reflexões sobre pré-vestibulares comunitários, destacando a produção de conhecimentos sobre experiências libertárias.

Biografia do Autor

Camila Rodrigues Jourdan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Filosofia

Marcelo Castañeda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Estudos Organizacionais do Departamento de Administração da UFRJ

Kássio Motta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando no PPGFIL-UERJ

Fernando Cesar Martins Clímaco dos Santos

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Mizael

Graduado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

JOURDAN, Camila Rodrigues; CASTAÑEDA, Marcelo; MOTTA, Kássio; DOS SANTOS, Fernando Cesar Martins Clímaco; MIZAEL, Carlos. AÇÃO DIRETA EM EDUCAÇÃO POPULAR: UMA EXPERIÊNCIA LIBERTÁRIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE A FAVELA E A UNIVERSIDADE. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 36, 2024. DOI: 10.12957/interag.2023.64168. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/64168. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS