A agroecologia no contexto da pandemia de Covid-19: contribuições para a segurança alimentar e nutricional
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2022.61415Palavras-chave:
Desigualdade Social, Abastecimento de Alimentos, Agricultura Urbana, Promoção da Saúde.Resumo
Esse ensaio busca refletir sobre o potencial da agricultura agroecológica, no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 e suas prováveis consequências econômicas e sociais. Exibe indicadores econômicos e sociais sobre aumento do desemprego e da pobreza, nesse cenário, sugerindo que a desigualdade social deve recrudescer, com impacto imediato no aumento da insegurança alimentar e da fome. Experiências como a da Feira Agroecológica na UERJ, de hortas coletivas e comunitárias em favelas e de quintais produtivos indicam que é possível implementar ações que atendam à população mais vulnerável. A agroecologia e a agricultura urbana contribuem de forma efetiva para a promoção da segurança alimentar e nutricional e da saúde, visando o direito humano à alimentação adequada e o envolvimento da população no cultivo de alimentos de base agroecológica, em busca de autonomia alimentar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.