Ações integradas no gerenciamento de resíduos e recuperação ambiental na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, São Gonçalo, RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2011.5330Palavras-chave:
Ações Educativas, Gerenciamento de Resíduos, Reflorestamento, Observação de avesResumo
http://dx.doi.org/10.12957/interag.2011.5330
O presente trabalho teve como objetivos apresentar uma análise qualitativa e quantitativa dos resíduos produzidos na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fazer o diagnóstico do gerenciamento destes resíduos; proposição de medidas mitigadoras e realização de atividades extensionistas de Educação Ambiental em escolas de São Gonçalo. O diagnóstico do gerenciamento dos resíduos na FFP foi feito através de entrevistas estruturadas e a análise qualitativa e quantitativa por meio da pesagem e identificação visual durante cinco semanas. Atividades de observação de aves para sensibilização ambiental foram realizadas na área de reflorestamento da FFP. A análise quantitativa mostrou uma produção per capita de resíduos sólidos de 26,46g/usuário por dia. Os resultados indicam a necessidade de uma política mais integrada de gerenciamento de resíduos que não se resuma somente à limpeza das dependências da Unidade. As ações mitigadoras no presente são: a reutilização do papel na produção de blocos de anotações, compostagem dos resíduos vegetais e reciclagem do óleo de cozinha usado na cantina para fabricação de sabão. Na área de reflorestamento da FFP já foram observadas 41 espécies de aves. As ações futuras incluem a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos químicos, redução dos recicláveis, reflorestamento de parte da área e produção de um vídeo temático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.