A escola vai ao parque: relato de experiências extensionistas em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro

Autores

  • Douglas Camelo Rodrigues dos Santos
  • Camila Pinto Meireles
  • Douglas de Souza Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2009.1810

Palavras-chave:

Relação Escola e Universidade, Inserção Social de Parques, Extensão e Meio Ambiente

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar as experiências resultantes da participação discente no subprojeto "A Educação Ambiental como Mediadora na Mudança de Percepção sobre o Parque Estadual da Serra da Tiririca", realizado no Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro - Niterói, com alunos do Ensino Médio. Foram desenvolvidas atividades de Educação Ambiental na escola e trilhas interpretativas no Parque Estadual da Serra da Tiririca. A atuação no subprojeto envolveu a observação e intervenção direta, sendo fundamental para colocar o conhecimento acadêmico em prática e permitir conhecer a profissão docente, assim como estimular uma postura crítica sobre o atual sistema de ensino público. Nesse sentido, o subprojeto proporcionou uma reflexão sobre novos métodos de ensino que possam contribuir para dinamizar o aprendizado, tanto dos alunos do ensino fundamental e médio, quanto daqueles que estudam para abraçar a carreira do magistério.

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Publicado

2009-12-02

Como Citar

DOS SANTOS, Douglas Camelo Rodrigues; MEIRELES, Camila Pinto; PIMENTEL, Douglas de Souza. A escola vai ao parque: relato de experiências extensionistas em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 14, 2009. DOI: 10.12957/interag.2009.1810. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1810. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

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