O suicídio como tema de investigação na clínica psicológica: um relato sobre as experiências de clinicar e escrever
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.32499Palavras-chave:
Suicídio, Núcleo de atendimento clínico, Psicologia clínica, Escrita.Resumo
Este texto trata do percurso da pesquisa intitulada “Por um núcleo de atendimento clínico a pessoas em risco de suicídio: uma análise fenomenológica do ato de decidir pôr fim à vida”, desenvolvida no projeto de extensão Laboratório de estudos em fenomenologia e clínica existencial, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Investigamos o tema do suicídio, para prepararmos a implantação de um núcleo de atendimento clínico às pessoas que procuravam ajuda por pensarem em se matar. Tal preparação consistiu em um contínuo esforço de afastamento aos preconceitos com relação ao suicídio. Percebemos, após o início do núcleo, o caráter existencial da decisão de findar a própria vida, bem como a relevância da disponibilidade de um espaço clínico para aqueles que solicitam assistência. Tratamos, além da lida com o tema do suicídio na clínica, do processo de confecção de um livro dessa temática. Por fim, é feita uma discussão acerca da importância das experiências clínicas e de escrita para a formação profissional em psicologiaDownloads
Publicado
2018-10-24
Como Citar
SANT’ANNA, Guilherme da Silva. O suicídio como tema de investigação na clínica psicológica: um relato sobre as experiências de clinicar e escrever. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 24, p. 146–151, 2018. DOI: 10.12957/interag.2017.32499. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/32499. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.