ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DO USO E ABUSO DE DROGAS NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUINDO PROJETOS EM PARCERIA COM UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2018.28441Palavras-chave:
Adolescentes. Drogas. Escola. PrevençãoResumo
O uso e abuso de drogas é hoje no Brasil um problema social e de saúde pública e pesquisas afirmam que o uso entre os adolescentes vem crescendo nos últimos anos. Este artigo tem como objetivo apresentar as ações de educação em saúde para a prevenção do uso e abuso de drogas, desenvolvidas pelo programa de extensão “PAES– Programa de Ações Educativas em Saúde.” As ações foram desenvolvidas com 326 alunos do ensino médio de uma escola pública em Belo Horizonte (MG), na faixa etária de 15 a 18 anos, sendo cinco turmas do 1° ano, quatro turmas do 2° ano e quatro turmas do 3° ano. Durante as intervenções a equipe pode perceber que os estudantes têm conhecimentos superficiais sobre o assunto. Eles compreendem que o uso da droga pode trazer danos à saúde e consequências sociais, mas eles não sabem o mecanismo de ação da droga no corpo humano. Por isso há necessidade de novas propostas e práticas educativas, para que quando bem aplicadas elas possam contribuir para a prevenção do uso e abuso de drogas em escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.