Iniciativas socioculturais para a preservação do meio ambiente na Ilha Grande, RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.26171Keywords:
Museu do Meio Ambiente, cultura, Ilha GrandeAbstract
As zonas costeiras brasileiras e a Mata Atlântica são consideradas patrimônio nacional. Constituem-se em ecossistemas dotados de características biofísicas e sócio-ambientais específicas que lhes conferem importância estratégica em termos de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Esta é a realidade da Ilha Grande, em território fluminense que, ao longo dos últimos anos, transformou-se de área de segurança nacional em área de preservação ambiental. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, tem função de destaque na conservação desse ambiente, sendo o Ecomuseu Ilha Grande indutor na condução desse processo. Um ecomuseu é um tipo de museu em que o território e o ambiente onde se situa, as pessoas que ali vivem, suas histórias e os conhecimentos locais são tão importantes quanto os objetos materiais e documentos que fazem parte de seu acervo. O Ecomuseu Ilha Grande tem como um dos seus objetivos envolver a comunidade local no conhecimento e preservação deste patrimônio ambiental. Para isso, lança mão de diversas estratégicas. Uma delas é o desenvolvimento de jogos e atividades educativas. As ações realizadas e aqui representadas incluem: concurso de fotografia em comemoração ao Dia Mundial da Água; jogos de quebra cabeça oriundos das fotografias vencedoras dos concursos; jogo da memória de conteúdo científico sobre a flora local; oficina de cianotipia elaborada por ocasião da 9º. Primavera de Museus.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-10-24
How to Cite
CAVALCANTE, Cynthia Caroline Espirito Santo; DE ALMEIDA ROSSO, Thereza Cristina; GOMES LIMA, Ricardo. Iniciativas socioculturais para a preservação do meio ambiente na Ilha Grande, RJ. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 24, p. 119–132, 2018. DOI: 10.12957/interag.2017.26171. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/26171. Acesso em: 1 may. 2025.
Issue
Section
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.