A Importância do Programa de Residência Docente e da Extensão da PROPGPEC do Colégio Pedro II na aplicação e desenvolvimento da nova tecnologia educacional Meditação Laica Educacional® como estratégia didático-pedagógica para uma educação emocional.

Autores

  • Claudia Maria de Luca Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.25371

Palavras-chave:

meditação, educação emocional, extensão, pesquisa-ação, meditação laica,

Resumo

Este artigo trata do caminho traçado no desenvolvimento da pesquisa em Meditação Laica Educacional® do Colégio Pedro II, como uma inovação na Educação Básica. Apresenta como as transformações políticas ao longo de três décadas influenciaram na pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma nova estratégia pedagógica dirigida à uma educação emocional. Descreve a metodologia utilizada para o desenvolvimento, aplicação e expansão da pesquisa. Destaca a importância de Programas como o da Residência Docente e da Extensão para o desenvolvimento das pesquisas em Meditação Laica Educacional® como estratégia pedagógica transdisciplinar dirigida à uma educação emocional possibilitando um levantamento longitudinal dos dados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria de Luca, Colégio Pedro II

CPII

Departamento de Educação Física

Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-graduação, Extensão e cultura (PROPGPEC)

Supervisora do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II

Criadora da técnologia educacional Meditação Laica Educacional®

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Meditação Laica Educacional Aplicada da PROPGPEC - CPII.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

DE LUCA, Claudia Maria. A Importância do Programa de Residência Docente e da Extensão da PROPGPEC do Colégio Pedro II na aplicação e desenvolvimento da nova tecnologia educacional Meditação Laica Educacional® como estratégia didático-pedagógica para uma educação emocional. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36–57, 2017. DOI: 10.12957/interag.2017.25371. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/25371. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS