O cuidador e o sentimento de acolhimento por profissionais da saúde: Um relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.24734Palavras-chave:
Cuidador, qualidade de vida, idoso.Resumo
Atualmente, cerca de 12% da população brasileira são idosos, fato este que pode ser explicado tanto pelo aumento da expectativa de vida quanto pelo decréscimo da taxa de fecundidade. Com o aumento do número de idosos, há, também, o aumento da prevalência das Síndromes Geriátricas, que, muitas vezes, ocasionam a dependência parcial ou total do idoso, necessitando este de cuidados especiais. Geralmente, os responsáveis por esses cuidados são os familiares mais próximos, que, ao dedicar-se nas tarefas com o idoso, frequentemente, são acometidos por sobrecargas físicas, sociais e emocionais, interferindo significativamente na sua qualidade de vida, por não possuírem conhecimentos prévios a cerca da(s) patologia(s) que o idoso possui. Portanto, a partir do Projeto de Extensão “Qualidade de Vida de Cuidadores de idosos”, foram desenvolvidas ações com o intuito de fornecer informações relevantes a cerca das principais características e consequências das síndromes geriátricas a fim de proporcionar ao cuidador os conhecimentos básicos necessários para que este exerça, com qualidade de vida, o seu papel de cuidar.Downloads
Publicado
2018-10-24
Como Citar
SERRÃO, Fernanda Oliveira; CARVALHO, Elenilce Pereira de; MAUÉS, Elisângela de Macedo; CARVALHO, Adrielle Aguiar de; MACIEL, Adrianne Pureza; LUNA, Pricila Ferreira de. O cuidador e o sentimento de acolhimento por profissionais da saúde: Um relato de Experiência. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 24, p. 52–59, 2018. DOI: 10.12957/interag.2017.24734. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/24734. Acesso em: 9 nov. 2024.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.