Diagnóstico nutricional das crianças atendidas no Projeto de Extensão AMAR - Assistência Multidisciplinar em Pediatria
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.22864Palavras-chave:
pediatria, aleitamento materno, obesidadeResumo
O Projeto AMAR – Assistência Multidisciplinar em Pediatria – é um projeto de extensão universitária do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de cunho multidisciplinar, implantado no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ (HUPE-UERJ). O AMAR busca aprimorar a assistência, o ensino e a pesquisa em atenção primária à criança.
Neste projeto de pesquisa objetivou-se realizar o diagnóstico clínico nutricional das crianças atendidas no Projeto AMAR ao longo dos cinco primeiros anos de vida. Com esta finalidade, foi realizado um estudo de observação transversal nas crianças nascidas no Núcleo Perinatal do HUPE-UERJ, que, em acompanhamento pelo projeto, completaram um ano de idade, além da compilação de dados provindos do prontuário referentes ao primeiro ano de vida das mesmas.
Foi realizada a monitorização da alimentação, crescimento e desenvolvimento baseada em um protocolo multidisciplinar, contendo recordatório alimentar aplicado em cada consulta, com ênfase em dados sobre o aleitamento materno e alimentação complementar no primeiro ano de vida. A avaliação e classificação nutricional foram realizadas pela antropometria de acordo com o proposto pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde.
A compilação dos dados obtidos revelou maioria eutrófica dentre as crianças acompanhadas até o quinto ano de vida, com frequência de obesidade, sobrepeso e magreza inferiores a índices nacionais. Foram encontrados índices superiores à média em outros estados da região sudeste para aleitamento materno em qualquer tempo, o que sugere efetividade na abordagem multidisciplinar realizada no Projeto AMAR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.