Entre rotinas e ritos, trabalho e festas: inventário das Folias de Reis fluminenses para seu registro como patrimônio cultural brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.21032Palavras-chave:
Patrimônio cultural – Tradição – Cultura Popular - IdentidadeResumo
Este relato descreve o projeto “Inventário Nacional de Referências Culturais de Folias de Reis do Estado do Rio de Janeiro”, que é executado com respaldo no Termo de Cooperação Técnica firmado entre a UERJ e o IPHAN/RJ. Através da metodologia de inventário de bens culturais criada e utilizada pelo IPHAN, o Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC, o projeto visa a fazer a identificação, documentação e preservação sistemática da manifestação cultural conhecida como Folia de Reis, a fim de construir referências atualizadas para subsidiar seu potencial registro como patrimônio cultural brasileiro. A identificação de grupos de Folia de Reis foi desenvolvida em quinze municípios do Estado do Rio de Janeiro que manifestaram interesse em participar do Plano de Ação das Cidades Históricas – PAC, um programa do IPHAN que tem por objetivo a preservação do patrimônio cultural material e imaterial, com a participação direta dos municípios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.