O Uso do Software Educacional Modellus para Complementar o Ensino de Física: Estudando um Gerador de Corrente Alternada
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2017.15930Palavras-chave:
Ensino e a aprendizagem, software educacional e eletromagnetismoResumo
Relato de uma experiência bem sucedida de ensino e a aprendizagem, aplicada a alunos do Colégio Pedro II por intermédio do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na qual o uso das modernas tecnologias e informação e comunicação (TIC) contribuíram efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos. Em particular, usou-se o software educacional Modellus atuando no ensino de física, a nível de ensino médio, para simular um motor elétrico de corrente contínua. Os alunos, primeiro, tiveram aulas teóricas sobre eletricidade e eletromagnetismo, em seguido com o auxílio do professor, desenvolveram e modelagem e ao término desta foi possível promover a alteração de alguns parâmetros, tais como: a intensidade de corrente, a área de espira, a direção do fluxo magnético entre outros. Com a alteração destes parâmetros os alunos puderam observar em tempo real o funcionamento do motor elétrico e outros dados gerados com a intensidade de torque, o rendimento, a potência, a potência entre outros dados que possibilitaram a realização de uma análise quantitativa e qualitativa dos mesmos. Assim sendo, a modelagem propiciou aos alunos uma espécie de laboratório na própria sala de aula, um ambiente gerado pelo software, que serviu para motivá-los. Observamos que possivelmente o uso do software agregou valor as aulas que antes eram puramente teóricas e agora possuem uma parte prática, aspecto que promoveu a ampliação das capacidades cognitivas dos alunos, reforçou os seus conhecimentos teóricos e práticos e a livre interação entre os próprios alunos e deles com os professores.Downloads
Publicado
2017-09-25
Como Citar
ULRICH, Yan Pedro; FREITAS MACHADO, Alan; DA SILVA, Claudio Elias; PINHEIRO CLODOVIL DA SILVA, Luiz. O Uso do Software Educacional Modellus para Complementar o Ensino de Física: Estudando um Gerador de Corrente Alternada. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 23, p. 130–148, 2017. DOI: 10.12957/interag.2017.15930. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15930. Acesso em: 24 mar. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.