A Rota São Paulo no Projeto Caravana Agroecológica: olhares de uma mestranda em Desenvolvimento Sustentável e Extensão/UFLA “de dentro” de uma disciplina acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.15919Palavras-chave:
Caravana Agroecológica. Vivência. Agroecologia.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2016.15919
Este relato objetiva compartilhar as experiências de uma discente do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e a formação complementar, por meio da Vivência Agroecológica, possibilitada pela disciplina "Agroecologia: transição ecológica e sustentabilidade". Pretendo demonstrar, sucintamente, o alcance do projeto Comboio Agroecológico do Sudeste para a consolidação das atividades de ensino, pesquisa e extensão na seara da agroecologia, além de relacionar esse projeto com a atividade avaliativa de Vivência Agroecológica trazida pela disciplina já citada. Por fim, almejo socializar a minha experiência pessoal em relação ao Comboio e à disciplina. Os resultados alcançados, podem ser divididos em três vieses, quais sejam, o interdisciplinar, o acadêmico e o de ganhos pessoais. O caráter interdisciplinar que permeia o Mestrado e se estende até a atividade de Vivência realizada fora dos muros da universidade foi extremamente rico, afinal, como afirmava Paulo Freire1, o conhecimento científico não se sobrepõe ao conhecimento popular de forma hierarquizada, tecnicista e superior. A reunião de diferentes conhecimentos e perspectivas foi vital para complementar o processo educativo emancipador. Academicamente, a vivência reforça o mecanismo pedagógico utilizado na disciplina, como estratégia de aproximação dos grupos de agroecologia e da diversidade social. Pessoalmente, os ganhos perpassam o crescimento humano e a ampliação do olhar sobre os processos de desenvolvimento sustentável e os (as) diversos (as) atores/atrizes sociais envolvidos. Por fim, cabe dizer que a Vivência foi importante para guiar processos de aprendizado diversos, pela universidade e sociedade, e a atuação acadêmica vinculada às demandas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.