Atividades de extensão no IFRJ – Campus Duque de Caxias: a música em pauta

Autores

  • Jupter Martins de Abreu Júnior IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.15575

Palavras-chave:

Música, IFRJ, Duque de Caxias.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2016.15575

O trabalho visa descrever algumas atividades de extensão relacionadas à música que são desenvolvidas no IFRJ – Campus Duque de Caxias. As atividades musicais inseridas nessa proposta têm como base a Lei nº 11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Música na educação básica, os referenciais de Kater, Sobreira, além de Penna, Barros e Mello. Os procedimentos metodológicos consistem na realização de oficinas de Teoria e Percepção Musical, Prática de Conjunto, Sonorização Básica e Editoração de Partituras. Essas atividades de extensão são realizadas no campus, com a participação de alunos, ex-alunos, servidores e comunidade externa, e têm a finalidade de qualificar os participantes a estruturar todas as etapas inerentes à realização do projeto de extensão, desde a parte de preparação dos equipamentos de áudio até o produto final, que são as apresentações musicais. As principais contribuições consistem na interação entre os participantes do projeto, além de constituir o cerne formador de um grupo musical oficial do IFRJ, o qual pode se tornar uma importante ferramenta de divulgação da instituição no município de Duque de Caxias. Como consequência desse trabalho, pretende-se estruturar um núcleo de cultura no campus, realizando de maneira concreta uma proposta de política cultural no IFRJ.

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Biografia do Autor

Jupter Martins de Abreu Júnior, IFRJ

Bacharel em Música - UNIRIO

Licenciado em Educação Artística/Música - UNIRIO

Especialista em História do Brasil Pós-1930 - UFF

Doutorando em Educação - UERJ

Professor do IFRJ / Campus Duque de Caxias

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

ABREU JÚNIOR, Jupter Martins de. Atividades de extensão no IFRJ – Campus Duque de Caxias: a música em pauta. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 21, p. 93–101, 2016. DOI: 10.12957/interag.2016.15575. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/15575. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA