Avaliação nutricional seguida de ações educativas para promoção de hábitos alimentares saudáveis em mulheres com câncer de mama participantes de um grupo de apoio no sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2016.15487Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, Câncer de mama, Práticas sociais, Método intuitivo.Resumo
DOI: 10.12957/interag.2016.15487
Este trabalho teve como objetivo realizar avaliação nutricional em mulheres com câncer de mama que frequentavam um grupo de apoio para oferta de atividades de acolhimento, orientação e suporte terapêutico e, com base neste resultado, desenvolver ações de educação alimentar e nutricional (EAN). As atividades foram conduzidas por estudantes que cursavam a disciplina de EAN do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A qualidade da alimentação das participantes foi avaliada por meio da aplicação de questionário baseado no Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Medidas antropométricas foram obtidas para o cálculo do índice de massa corporal (IMC) e da relação cintura-quadril (RCQ). A partir dos resultados desta avaliação preliminar, as ações educativas foram direcionadas e constituíram de dinâmica de grupo, oficina de sucos saudáveis, palestra sobre alimentação e entrega de folder complementar. A avaliação nutricional indicou que a alimentação das participantes estava inadequada e não atendia às recomendações específicas para pacientes com câncer de mama. A avaliação do IMC classificou as participantes como com sobrepeso e a RCQ média do grupo ficou acima do ponto de corte estabelecido. As ações educativas proporcionaram diferentes situações para que as participantes pudessem desenvolver a capacidade crítica de fazer melhores escolhas com relação a sua alimentação. Para os estudantes de Nutrição, a experiência contribuiu para que eles, no papel de educadores, pudessem utilizar o que aprenderam com o objetivo de transformação da realidade, gerando a possibilidade de reflexão sobre as dimensões do outro, o que é fundamental no processo de formação desses profissionais.
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