Terceiro-mundismo e construção de redes cinematográficas: de Hacia un Tercer Cine aos encontros de Argel (1969-1973)
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.84863Palavras-chave:
Tricontinentalismo, Terceiro-Mundismo, Guerra Fria, Terceiro CinemaResumo
Neste artigo, apresento um pouco do contexto que levou a produção do manifesto Hacia un Tercer Cine, bem como analiso a maneira pela qual os debates gerados a partir do mesmo contribuíram para a construção de um imagnário tricontinentalista ao longo da Guerra Fria. A construção desta rede se relaciona com o surgimento do Movimento dos Países Não-Alinhados, cujas posturas defendidas alimentam, junto com manifestos como Hacia un Tercer Cine, expressões do mencionado terceiro-mundismo cinematográfico, entre as quais a realização do Encontro de Cineastas de Argel, em 1973, ocorrido quase em paralelo com IV Conferência do Movimento Não-Alinhado, que foi sediado na mesma cidade. Tendo como base os conceitos de Terceiro Cinema e cultura nacional, o movimento reivindicou a descolonização cultural em suas nações.
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Referências
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