Teoria e ideologia do desenvolvimento à luz das contribuições de Celso Furtado
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2020.54308Palavras-chave:
Celso Furtado, Subdesenvolvimento, Ideologia do desenvolvimento.Resumo
Este artigo pretende abordar, a título introdutório, a temática do desenvolvimento econômico e da interpretação teórica do subdesenvolvimento, tendo em vista a contribuição intelectual de Celso Furtado. O primeiro momento apresenta as linhas gerais da ideologia e da teoria do desenvolvimento, tendo em vista sua origem e seus conteúdos. Em seguida, busca-se apontar os principais aspectos da base material capitalista que proporcionou a formulação e a difusão dessa ideologia após a Segunda Guerra Mundial, no contexto da concepção estadunidense de guerra fria. Por último, procura-se delinear o enraizamento da ideologia do desenvolvimento na América Latina, levando em consideração a concepção da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), que inaugura uma nova perspectiva teórica do desenvolvimento latino-americano, que Celso Furtado leva à forma mais radical, no sentido de explicá-la e aprofundá-la.
Downloads
Referências
BAER, Mônica et al (1995). Os desafios à reorganização de um padrão monetário internacional. Economia e Sociedade, Campinas, n.4, pp. 79-126, jun.
BIELSCHOWSKY, Ricardo (2000). Cinquenta anos de pensamento na CEPAL, uma resenha. In: BIELSCHOWSKY, Ricardo (org). Cinquenta anos de pensamento na CEPAL. Rio de Janeiro: Record.
FRIGOTTO, Gaudêncio (2006). A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez.
FURTADO, Celso (1974). O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FURTADO, Celso (2009). Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto; Centro Internacional Celso Furtado.
FURTADO, Celso (2011). Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. MORAES, Reginaldo Carmello de (2006). Estado, desenvolvimento e globalização. São Paulo: Editora da UNESP.
FURTADO, Celso (2005). Nota sobre a economia do desenvolvimento nos “vinte e cinco gloriosos” do pós-guerra. Cadernos CEDEC, São Paulo, ago.
OLIVEIRA, Francisco (2003). A navegação venturosa: ensaios sobre Celso Furtado. São Paulo: Boitempo.
PARANHOS, Michelle Pinto (2010). Teoria e ideologia do desenvolvimento capitalista: na abordagem das concepções educacionais e das políticas públicas de formação dos trabalhadores no Brasil. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
PRADO, Fernando Correa (2015). Ideologia do desenvolvimento e a controvérsia da dependência no Brasil contemporâneo. Tese (Doutorado em Economia) Universidade do Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional