O papel pedagógico dos jornalistas no Rio de Janeiro oitocentista
Palavras-chave:
Imprensa, Pedagogia, IntelectualResumo
Durante o século XIX, a imprensa brasileira caracterizou-se pela estreita vinculação com a instrução da população. Até 1841, a instrução associou-se ao esclarecimento político e a liberdade e prosperidade dos povos. O jornalista deveria defender suas ideias e posicionamentos sobre os assuntos políticos, procurando influenciar os leitores/ouvintes. Neste contexto, a imprensa passou a ser vista como instrumento de difusão particularmente de ideias políticas. Este artigo tem por objetivo explicitar o papel pedagógico de esclarecedor das ideias políticas conferido aos jornalistas no Rio de Janeiro nas décadas de 1820 e 1830, bem como apontar para a consolidação, por meio da imprensa literária a partir dos anos 1840, da figura do intelectual como mentor da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional