Olavo Bilac e a questão da instrução no Brasil (1897-1908)

Autores

  • Thiago Roza Ialdo Montilha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Intelectuais, Educação, Olavo Bilac

Resumo

O presente artigo pretende analisar a perspectiva do poeta e jornalista Olavo Bilac sobre a questão da instrução no Brasil de seu tempo. O período enfocado é delimitado pelos anos situados de 1897 a 1908 e o espaço privilegiado em nossa análise é a cidade do Rio de Janeiro. Em linhas gerais, almejamos compreender quais razões levaram Olavo Bilac a atribuir enorme importância à questão da educação e alguns dos diversos significados e funções que conferiu à mesma. As fontes primárias selecionadas para este artigo são as crônicas publicadas pelo escritor na imprensa de sua época.

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Biografia do Autor

Thiago Roza Ialdo Montilha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em HistóriaSocial da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

MONTILHA, Thiago Roza Ialdo. Olavo Bilac e a questão da instrução no Brasil (1897-1908). Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 57–76, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/18797. Acesso em: 3 jul. 2025.