The Latin American protest music of Milton Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.84459Keywords:
dictatorship, protest music, Milton NascimentoAbstract
In this article, we bring the perspective of protest music from the 1970s by Milton Nascimento in Latin America. Revisiting the book "Milton Nascimento nos trilhos da América Latina: a viagem musical dos anos 1970" by Marques (2023), we seek to analyze how Milton Nascimento created music against Latin American dictatorships, contributing to new interpretations and understandings of what is considered protest music. The reflections are based on the songs "Canto Latino" (1970), "San Vicente" (1972), "Os Escravos de Jó" (1973), "Promessas do Sol" (1976), and finally, "Canción por la Unidad Latinoamericana" (1978). We aim to show that there are other forms of resistance through music, such as narratives about love as revolution, hope, silence, and noise, which differ from the canons.
Downloads
References
Fontes
BH NEWS TV (2012). Em OFF: Participação Fernando Brant. BH News TV: abril de 2012. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bOwhtz2rBW8 Acesso em: 19 mar. 2024.
CLUBE DA ESQUINA (2012) - 1972. Abril Coleções: Clube da Esquina. Vol. 2. São Paulo: Abril. (Coleção Milton Nascimento)
CLUBE DA ESQUINA 2 (2012) - 1978. Abril Coleções: Clube da Esquina II. Vol. 12. São Paulo: Abril. (Coleção Milton Nascimento)
GERAES (2012) - 1976. Abril Coleções: Geraes. Vol. 5. São Paulo: Abril. (Coleção Milton Nascimento)
JARDIM, Roberto (1978). Folhetim 96: Milton Nascimento, um negro que incomoda muita gente. FOLHA DE SÃO PAULO, 19 nov. 1978.
JESUS, Clementina de (2017). Documentário sobre Clementina de Jesus. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u5T7mRLUNC0 Acesso em: 20 mar. 2024.
MANCHETE, Revista (1968): Milton Nascimento: a longa travessia do sucesso. Entrevista a Margarida Autran. (s/p)
MILAGRE DOS PEIXES (2012) - 1973. Abril Coleções: Milagre dos Peixes. Vol. 3. São Paulo: Abril. (Coleção Milton Nascimento)
MILTON (2012) - 1970. Abril Coleções: Milton. Vol. 9. São Paulo: Abril. (Coleção Milton Nascimento)
O PASQUIM (1977). Milton Nascimento - Geraes. 1977, p. 27. Edição 393.
O PASQUIM (1971). Milton Nascimento. Ed. n º 90, 25 mar. 1971.
O PASQUIM (1976). Respeito é bom e eu também gosto. Edição 360, pp.12.
REVISTA CULT (2017). Hoje ainda é dia de assalto. 4 de abril de 2017. Disponível em https://revistacult.uol.com.br/home/hoje-ainda-e-dia-de-assalto/ Acesso em: 19 mar. 2024.
SIMAS, Luiz Antonio (2018). Folha de São Paulo: Lendo o Mundo. 14 ago. 2018. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/lendo-mundo-22975526 Acesso em: 10 abr. 2021.
SNI (1973) - Agência Central. Arquivo Nacional - Coordenação de Documentos Escritos: Os Escravos de Jó, veto 4128. 2 abr. 1973. Protocolo 009479. Disponível para pesquisa em http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ Acesso em: 15 mai. 2024.
SNI (1973) - Agência Central. Arquivo Nacional - Coordenação de Documentos Escritos: Os Escravos de Jó, veto 4161. 9 mai. 1973. Protocolo 008604. Disponível para pesquisa em http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ Acesso em: 15 mai. 2024.
TV CULTURA (2012). Provocações: Maestro Júlio Medaglia sobre Caetano Veloso, Gil, Chico Buarque, sertanejo, samba atual, pagode. Canal: A segunda conta. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pXqj1ZeYsIU Acesso em: 19 mar. 2024.
Referências bibliográficas
AMARAL, Chico (2018). A música de Milton Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG.
BORGES, Márcio (2002). Os sonhos não envelhecem: Histórias do Clube da Esquina. 4ª ed. São Paulo: Geração Editorial.
CAVALCANTE, Rafael Rodrigues (2015). O apagão e o contra-apagão cultural: a música na ditadura militar chilena. XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis: (1-14). Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/documentos/anais/category-items/1-anais-simposios-anpuh/34-snh28?start=1340 . Acesso em: 19 mar. 2024.
DINIZ, Sheyla Castro. (2017). "... De tudo que a gente sonhou": amigos e canções do Clube da Esquina. São Paulo: Intermeios, FAPESP, 2017.
GALVÃO, W. N. (1976). MMPB: uma análise ideológica. In: Saco de Gatos: Ensaios Críticos. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades, pp. 93-119.
GARCIA, Tânia da Costa (2014). O Nacional-Popular e a Militância de Esquerda no Brasil e na Argentina nos Anos de 1960: uma análise comparativa. In: EGG, André; FREITAS, Artur; Kaminski, Rosane (Orgs.). Arte e política no Brasil: modernidades. 1 ed. São Paulo: Perspectiva.
GAVIN, Charles (2014). Clube da Esquina 1972: Lô Borges e Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Ímã Editorial | Livros de Criação.
IANNI, Octavio (2002). Enigmas do Pensamento Latino-Americano. São Paulo: IEA-USP.
IKEDA, Alberto T.(1999). Música política: alguns casos latino-americanos. Actas del Congreso Latinoamericano IASPM International Association for the Study a Popular Music: Música Popular en América Latina. Chile: FONDART.
MARQUES, Fernanda Paulo (2023). Milton Nascimento nos trilhos da América Latina: a viagem musical dos anos 1970. São Paulo: Alameda.
MORAIS, Cida (2010). O teatro de José Vicente: Primeiras Obras. São Paulo: Imprensa Oficial.
NAPOLITANO, Marcos (2008). Cultura Brasileira: utopia e massificação (1950-1980). 3 ed. São Paulo: Contexto.
RIDENTI, Marcelo (2010). O fantasma da revolução brasileira. 2ª ed. rev. e ampliada. São Paulo: Editora UNESP.
SANTANA, Valéria Nanci de Macêdo (2018). Pelo olhar de Cafi: o processo criativo das capas de discos da Geração Clube da Esquina. Tese de Doutorado (Doutorado Multidisciplinar em Cultura e Sociedade) Salvador: Universidade Federal da Bahia.
SONOROS, (2015) Ofícios: cantos de trabalho - circuito 2015/2016. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional.
VILELA, Ivan (2016). Canonizações e Esquecimentos na Música Popular Brasileira. Revista USP, v. 111, pp. 125 - 134.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Fernanda Paulo Marques

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional