Religião, história e política no pensamento de Thomaz Pompeu de Souza Brasil: cosmopolitismo, pragmatismo e inserção local
Keywords:
Religião, história, política, intelectualAbstract
O objetivo deste trabalho é a reflexão em torno contribuição intelectual de Thomaz Pompeu deSouza Brasil, em três fases de sua vida, representadas em três de seus trabalhos, entre trêsdécadas finais do século XIX e três primeiras décadas do século XX. Procura-se nelasperceber as linhas de continuidade de suas perspectivas filosóficas e políticas, da juventude àmaturidade, permeadas por concepções positivistas, empirista-experimentalistas epragmáticas, absorvidas numa vida cosmopolita e aplicadas à realidade cearense.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-06-01
How to Cite
DINIZ, Marcos José. Religião, história e política no pensamento de Thomaz Pompeu de Souza Brasil: cosmopolitismo, pragmatismo e inserção local. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/27652. Acesso em: 14 may. 2025.
Issue
Section
Artigos Livres
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional