O diagnóstico social de Paulo Freire para a construção de sua visão de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.89439

Palavras-chave:

educação, opressão, colonialidade, pedagogia freireana

Resumo

O artigo apresenta o diagnóstico social identificado pelo educador Paulo Freire para a construção de sua visão de educação. Para isso, são apresentadas três sessões. Na primeira, é analisado o conceito de oprimido trabalhado pelo autor, compreendendo os diferentes matizes de opressão que podem ser enquadradas no conceito. Na segunda, olha-se para a relação de Freire com o tema da colonialidade e a necessidade da construção de uma educação que supere os traumas surgidos dessa violência. Na terceira, apresenta-se o que o educador pensou sobre o Brasil, tendo-se em conta a colonização do país e as opressões que aqui se construíram.

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Biografia do Autor

Matheus Chatack Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da organização sem fins lucrativos Associação Urutu de Cultura e Direitos Humanos, com atuação na promoção de Direitos Humanos e projetos culturais, sobretudo voltados à populações marginalizadas e vulneráveis. Também é mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2021) e graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017)

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Publicado

2025-07-10

Como Citar

CHATACK DIAS, Matheus. O diagnóstico social de Paulo Freire para a construção de sua visão de educação. Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 168–192, 2025. DOI: 10.12957/intellectus.2025.89439. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/89439. Acesso em: 25 jul. 2025.